Maceió celebra 198 anos com cultura e belezas naturais



Um dos destinos mais procurados do Nordeste, a capital Maceió, completa 198 anos nesta quinta-feira (5). Com belíssimas paisagens naturais e ambientes tranquilos, a capital de Alagoas comemora a data com mostras de cinema, artes visuais, dança e poesia com grandes nomes da música alagoana, como Djavan e Hermeto Pascoal, com shows gratuitos no bairro histórico de Jaraguá.

Uma das grandes marcas da cidade é a cor de suas águas, que varia do verde esmeralda ao azul turquesa e as águas sempre mornas, em alguns pontos agitadas, boas para a prática de atividades esportivas, ora tranquilas, formando piscinas naturais, como Pajuçara e Paripueira.

Há opções mais tranquilas, como a praia do Pontal da Barra, onde está a famosa rua das rendeiras, com artesanato a preços acessíveis e artesãs tecendo seus trabalhos diante dos turistas. Outra atração procurada é a lagoa de Mundaú, com passeios de barco, que visita nove ilhas com vegetação de restinga e manguezais.

A cidade também oferece atrações históricas e passeios urbanos. Jaraguá, por exemplo, é um dos bairros que abriga importantes espaços culturais, como o Teatro Deodoro, que oferece uma sala de espetáculos e um saguão para exposições em arquitetura neoclássica. Entre as manifestações folclóricas estão a Festa de Reis, Zambumba e Carvalhada.

Curiosidade

Existe uma divergência popular sobre a data de aniversário de Maceió. A versão oficial afirma que cinco de dezembro é a data de criação da Vila de Alagoas, em 1815, embora alguns moradores garantam que a data válida é 16 de dezembro de 1839, quando Maceió foi oficializada como município. Diante do impasse, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adotou a primeira data como oficial.

Pela sua importância, o Ministério do Turismo destinou, no ano passado, R$ 40,8 milhões para a infraestrutura da região. O valor foi aplicado na duplicação, pavimentação e recuperação asfáltica de uma rodovia, além da implantação do sistema de climatização artificial do Centro de Feiras e Exposições de Maceió.

Fonte:
Ministério do Turismo



05/12/2013 12:03


Artigos Relacionados


Olímpia mistura belezas naturais à influência da cultura popular

Belezas naturais devem impulsionar o turismo

Angra dos reis (RJ) tem praia isolada com belezas naturais

Cultura: Pholia no Memorial celebra 100 anos do Frevo no Brasil

Perdas de áreas naturais aumentaram nos últimos 15 anos em todo o planeta

Sistema de alerta de desastres naturais pode reduzir em 50% as mortes em cinco anos, diz secretário