Maguito Vilela exalta soldado e Exército brasileiros no Dia do Soldado



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) rendeu homenagens ao soldado e ao Exército brasileiros, nesta quarta-feira (25), quando se comemora o Dia do Soldado. A data coincide com a de nascimento de Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que, como oficial do Exército, combateu rebeliões contra o Estado e comandou as forças brasileiras em batalhas históricas, como a Guerra do Paraguai, em 1869.

- Em todas as suas vitoriosas missões, Caxias, cumprindo a tônica do Exército brasileiro, colocou sempre a unidade nacional como bandeira – comentou. Por reconhecer a importância do militar na história do país, Maguito chegou a apresentar projeto de lei, aprovado em 2002, para inscrever o nome de Caxias no Livro dos Heróis da Pátria.

Se o passado da instituição e a atuação de seus combatentes são motivos de homenagem, disse o parlamentar, seus méritos continuam a se perpetuar nos dias de hoje. Seja para prover a segurança nas fronteiras, seja para legar novas tecnologias e conhecimentos para o país, o Exército tem se mostrado pronto, segundo Maguito, a assumir missões inovadoras, como o reforço no aparato de segurança no acirramento da violência urbana no Rio de Janeiro.

A participação do Exército em missões de paz também foi exaltada por Maguito, que elogiou a eficiência da atuação no Timor Leste, em Honduras, na Nicarágua, em Moçambique, em Angola e, agora, no Haiti.

- Pela primeira vez na história, o Exército do Brasil comanda uma força de paz internacional, com mais de 1,2 mil soldados - assinalou, com a autoridade de quem visitou recentemente as tropas brasileiras no Haiti.

O senador peemedebista também elogiou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de autorizar o recrutamento anual de 100 mil jovens pelas Forças Armadas. Além de fomentar a qualificação profissional, essa experiência deve ajudar a afastá-los, nos grandes centros urbanos, das redes de violência e narcotráfico.

- É o Exército cumprindo uma nova e importante missão social, combatendo o desemprego, a criminalidade e auxiliando no encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho - destacou.



25/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAGUITO REGISTRA PASSAGEM DO "DIA DO SOLDADO"

Geovani Borges saúda o Exército Brasileiro no Dia do Soldado

Exército investiga morte de soldado da Força de Pacificação no Alemão

Maguito Vilela exalta feitos e elogia primeiro ano do governo Lula

Maguito Vilela destaca discurso do comandante do Exército em homenagem a Caxias

Ubirajara homenageia Dia do Soldado