Mais 200 mil toneladas de milho são liberadas para venda em balcão em RS e SC
Limite de compra por produtor é de 27 toneladas por mês, a custo de R$ 21 a saca de 60kg
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), autorizou a liberação de mais 200 mil toneladas de milho para venda em balcão nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A decisão foi tomada durante uma reunião do secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, com o superintendente de Armazenagem da Conab, Rafael Borges Bueno, na sexta-feira (17), em Porto Alegre.
O limite de compra por produtor é de 27 toneladas/mês, ao custo de R$ 21 a saca de 60kg. A medida já estava prevista na Portaria Interministerial nº 601, publicada no dia 29 de junho, que estabelece os parâmetros para a liberação de milho em grãos dos estoques públicos, com a concessão de subvenção econômica, em razão da seca que atingiu as regiões Sul e Nordeste este ano. Ao todo, foram disponibilizadas 400 mil toneladas do produto.
Por meio da venda em balcão, os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, incluindo as microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração têm acesso diretamente, com preços mais baixos, a produtos armazenados em estoques públicos.
O Ministério da Agricultura também deverá promover leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) para apoiar os produtores gaúchos e catarinenses que desejarem trazer milho da região Centro-Oeste. A operação é um leilão de venda de estoque público e visa pagar uma subvenção para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.
“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para tranquilizar os produtores e entidades. Em breve teremos outra reunião em Santa Catarina para tratar deste assunto e discutir formas da agilizar o transporte e o credenciamento de novos armazéns para melhorar o abastecimento”, salienta o secretário.
Leia mais:
Trigo tem Preço Mínimo garantido
Safra de grãos no País bate recorde e atinge 165,9 milhões de toneladas
Regiões Sul, Sudeste e Nordeste terão abastecimento de milho garantido
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
20/08/2012 19:28
Artigos Relacionados
Governo anuncia operação de venda de milho em balcão no Nordeste
Produtores do Semiárido podem adquirir milho de venda em balcão
Conab realiza leilão para venda de 600 mil toneladas de milho
Portaria amplia venda de milho para 27 toneladas por produtor
Conab negocia mais de 140 mil toneladas de milho e sisal nesta quinta
Conab negocia mais de 64 mil toneladas de milho nesta quarta-feira