Mais de 100 organizações se inscrevem no Pró-Equidade



Um total de 107 organizações, entre instituições e empresas públicas e privadas, se inscreveu para a 5ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça. Coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Pró-equidade de Gênero e Raça certifica, com o selo próprio da iniciativa, organizações que adotam práticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.

Nesta edição, 35% das instituições inscritas participam pela primeira vez do programa. A coordenadora-geral de Autonomia Econômica das Mulheres, Simone Schäffer, espera que “assim como nas edições anteriores, as ações desenvolvidas pelas empresas incidam sobre a vida das mulheres”. Para a coordenadora, a partir dessas ações as mulheres irão cada vez mais conquistar sua autonomia com qualidade e equidade.  

Ao todo, são 23 inscrições de órgãos públicos municipais e estaduais, como prefeituras, secretarias e governos, e 84 empresas públicas ou privadas. 

Oficina

De acordo com Simone, a próxima etapa do programa envolve a avaliação dos planos de ação elaborados pelas instituições participantes. Além disso, está prevista para novembro uma atividade conjunta com os comitês de gênero das organizações. “A oficina pretende possibilitar a troca de experiência sobre como foi a realização da etapa de inscrição e como serão desenvolvidas as ações nas empresas”, explica. 

Ação

O Pró-equidade de Gênero e Raça é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Desde quando foi criado em 2005, o programa atingiu direta ou indiretamente cerca de 900 mil funcionárias e funcionários – 45% mulheres e 55% homens.

O Pró-equidade de Gênero e Raça tem como objetivo combater a discriminação no acesso, na remuneração, ascensão e permanência no emprego de mulheres e homens; bem como difundir, entre empresas e instituições, boas práticas de promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Fonte:

Secretaria de Políticas para as Mulheres



04/10/2013 11:41


Artigos Relacionados


Mais de 35 mil se inscrevem para concurso da Petrobras Biocombustivel

Mais de 95 mil pessoas se inscrevem para voluntários na Copa de 2014

Organizações humanitárias pedem mais alimentos e menos itens de vestuário para região serrana do RJ

Fatecs inscrevem para o vestibular até o dia 20

15 mil professores se inscrevem no 1º dia para financiamento de laptops

Etecs inscrevem até hoje para o vestibular