Mais de 2 mil alunos concluem curso de qualificação profissional no RS



Os estudantes participaram de formações oferecidas, gratuitamente, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (12), em Porto Alegre (RS), 2.223 alunos receberam seus certificados de formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os alunos fizeram cursos nas áreas de comércio, serviços e indústria.

O Rio Grande do Sul tem o maior número de matrículas do Pronatec no País - das 384 mil matrículas efetuadas desde o início de 2012 pelo programa em todo o País, quase 60 mil foram registradas em 205 municípios gaúchos. Os estudantes qualificados fazem parte do Cadastro Único de programas sociais do governo federal e são beneficiários do Brasil Sem Miséria.

No Brasil, o Pronatec e o Brasil sem Miséria oferecem 448 cursos em diferentes áreas. Com duração mínima de 160 horas, destinam-se a pessoas com idade a partir de 16 anos. Além de material escolar e didático, os alunos têm alimentação e transporte. 

 

'Em 2012 o Pronatec ofereceu cerca de 400 mil vagas de ensino técnico em todo País'

 

Os cursos são executados pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com governos estaduais, prefeituras e iniciativa privada, por meio do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac).