Mais de 220 carros autuados por emitir fumaça preta
Ação da Cetesb verifica situação dos motores a diesel em quatro pontos da capital
Um grande comando para fiscalizar a fumaça preta de veículos a diesel foi realizado na capital, no dia 11. O trabalho, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ocorreu em quatro pontos da cidade.
Durante a operação, 5.839 veículos passaram pelas equipes de fiscalização e 227 foram autuados, sendo 220 pela Cetesb e 7 pela Polícia Militar. O valor básico da multa para carros flagrados emitindo fumaça preta acima do permitido é de R$ 853,80, valor que dobra a cada reincidência.
Foram abordados os motoristas de veículos a diesel de pequeno porte: furgões, vans, caminhonetes, veículos urbanos de carga (VUCs) e escolares. Além das equipes técnicas da Cetesb, o comando contou com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego do Município de São Paulo (CET) e da PM. A ação faz parte da Operação Inverno, no âmbito do Respira São Paulo, um dos 21 projetos ambientais estratégicos do governo do Estado.
Operação Inverno – Este comando foi o 14º do ano no âmbito da Operação Inverno, e já contabilizou 2.277 autuações para motoristas de carros a diesel, entre ônibus, peruas vans e caminhões, nas rodovias estaduais que dão acesso à cidade de São Paulo. A operação se estenderá até o dia 26, com a finalidade principal de evitar o aumento da poluição atmosférica neste período, quando as condições meteorológicas são mais desfavoráveis à dispersão dos poluentes.Além dos comandos de fiscalização e das operações de caráter educativo realizadas na Ceagesp de São Paulo, no Porto de Santos, no estacionamento do Sesc Itaquera, na Feira do Carreteiro, em Aparecida e no Terminal de Cargas Fernão Dias, foram distribuídos 4,5 milhões de folhetos de orientação em praças de pedágios e em estacionamentos de shoppingcenters da capital.
Conheça o roteiro do comando
• Zona norte – Marginal Tietê – Posto PM Vila Maria (das 10 às 12 horas); Marginal Tietê – entre as pontes da Vila Maria e da Vila Guilherme (das 13 às 15 horas);
• Zona leste – Viaduto Salim Farah Maluf, 5.000 (das 10 às 12 horas); Avenida Jacu Pêssego, 2.630 (das 13 às 15 horas);
• Zona oeste – Avenida Dr. Gastão Vidigal x Mergenehaler (das 10 às 12 horas); Rodovia Raposo Tavares, quilômetro 12 (das 13 às 15 horas);
• Zona sul – Estrada Campo Limpo x Gaspar Coqueiro (das 10 às 12 horas); Avenida Teotônio Vilella com a Avenida Belmira Marinho (das 13 às 15 horas).
Da Agência Imprensa Oficial
09/16/2007
Artigos Relacionados
Cetesb: Companhia multa 41 caminhões por emitir fumaça preta acima dos padrões legais
Cetesb: Companhia multa 41 caminhões por emitir fumaça preta acima dos padrões legais
Fumaça preta: Cetesb multa mais de 200 veículos diesel
Emissão de fumaça preta pode ser denunciada à Cetesb
Saiba como denunciar fumaça preta à Cetesb
Cidadão pode denunciar fumaça preta à Cetesb