Mais de 3,5 mil policiais irão garantir a segurança na Fórmula 1



A expectativa é de que o evento receba um público de cerca de 80 mil pessoas

00:00 / 00:00

Faltando poucos dias para um dos maiores eventos do cenário esportivo mundial, as polícias Militar e Civil divulgam o esquema de segurança planejado para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. Entre os dias 25, 26 e 27, a capital paulista recebe um dos dez maiores eventos da cidade. Com o público estimado em 80 mil pessoas, os paulistanos aguardam visitantes de vários municípios, estados e países. Para assegurar a tranquilidade durante o evento, o cidadão contará com policiamento reforçado de mais de 3,5 mil homens.

Polícia Militar

O esquema de segurança foi planejado durante três meses pela Polícia Militar, visando garantir a segurança do cidadão dentro e fora do autódromo. Ao todo, nos três dias de evento, mais de 3,5 mil policiais militares atuarão no GP Brasil. Serão empenhadas 537 viaturas da Força Tática, Rota - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, Policiamento Comunitário, de Trânsito e da Corregedoria, além de 222 motocicletas da Rocam -  Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas.

Uma aeronave do Grupamento de Radiopatrulha Aérea acompanhará o evento na sexta e no sábado. No domingo, a PM contará com o apoio de duas aeronaves, uma delas com o  Olho de Águia para monitoramento da área. Também serão distribuídos em pontos estratégicos 60 homens do Regimento de Cavalaria.

Para atender o público estrangeiro, 40 policiais militares intérpretes, incluindo cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, trabalharão no evento. Reforçam a equipe de tradutores cabos e soldados da instituição - todos habilitados em espanhol, inglês, italiano, francês e japonês.
De acordo com o coronel Sérgio de Souza Merlo, comandante do CPA/M-10 e responsável pelo policiamento do evento, a estimativa é de que 80 mil pessoas compareçam ao Autódromo de Interlagos nos três dias do GP Brasil, e que o evento seja tranquilo, conforme as expectativas e sem imprevistos. "O nosso segredo é um planejamento bem feito, porque os policiais já trabalham dentro dos princípios de técnica, segurança e legalidade", esclarece o oficial.

Além do esquema especial de policiamento, a Polícia Militar alerta que o público não poderá entrar no autódromo portando latas, guarda-chuvas com pontas, isopores, garrafas e objetos cortantes, entre outros que possam por em risco a integridade física. É importante que o público utilize o transporte público e que tome cuidado com seus celulares, carteiras e bolsas para evitar possíveis transtornos. Tendo eventuais problemas, um posto de Comando da PM estará montado na Praça Enzo Ferrari, nas proximidades do autódromo.

Polícia Civil

Segundo o delegado Rodrigo Guimarães Pereira, assistente da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), a Polícia Civil  montará três bases policiais durante os dias do GP Brasil de Fórmula 1, que funcionarão das 6h às 18h.
A base 1 ficará estrategicamente localizada no portão 7 setor B, onde o delegado permanecerá de plantão, caso haja algum imprevisto. No portão Z, será implantado um posto avançado nomeado de base 2. E, por fim, a Polícia Civil no setor G, haverá uma base móvel. A Polícia Civil lembra que, em todas as bases, escrivães e investigadores estarão à disposição do cidadão.

Para que todos os espectadores sejam bem atendidos e fiquem informados, serão disponibilizados no mínimo dez policiais civis bilingues (inglês e português). Além disso, a Deatur contará com cinco viaturas para atender ocorrências em outros pontos dentro do autódromo. 

Da Secretaria de Segurança Pública



11/25/2011


Artigos Relacionados


Parada LGBT terá 1.800 policiais para garantir a segurança

Mais de mil policiais militares reforçam segurança no desfile do Anhembi

Mais de 2,7 mil policiais reforçam segurança no litoral durante a temporada

Ministério da Justiça capacita 1ª turma de policiais que irão atuar nas fronteiras

Mais de 140 municípios receberão tropas federais para garantir segurança nas eleições

Torcidas organizadas mineiras assinam parceria para garantir mais segurança nos estádios