Mais de 376 mil participam do Enade 2011



Cerca de 376.180 universitários de 8, 8 mil cursos superiores participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a ser realizado neste domingo (6), em 1.356 municípios do País. A prova é um dos principais componentes dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos superiores.

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a participação dos alunos selecionados é obrigatória. Quem faltar à prova fica impedido de colar grau e, consequentemente, obter o diploma de conclusão do curso. A partir deste ano, apenas os alunos concluintes fazem a prova. Antes, os calouros também tinham que participar, mas a avaliação de ingressantes foi substituída pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos alunos no fim do ensino médio.

Componente curricular obrigatório, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo avaliar o curso por meio do desempenho dos alunos com relação aos conteúdos desenvolvidos durante a graduação.

De acordo com a Lei do Sinaes, a participação do aluno é registrada no histórico escolar do estudante, onde constará a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante inscrito pela instituição de educação superior que não comparece ao exame fica em situação irregular junto ao Enade.

Cursos avaliados

Este ano participam do Enade alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também estão sendo avaliados estudantes de cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

O Inep disponibilizou uma página na Internet para que o aluno pudesse consultar o local de prova. Em 2011, por meio de portaria, o Ministério da Educação tornou obrigatório o preenchimento de questionário pelos estudantes, que colhe informações socioeconômicas e acadêmicas do corpo discente participante do Enade. Para preencher esse questionário, o inscrito deve acessar a página do Enade na internet.

Fonte:
Ministério da Educação
Agência Brasil



04/11/2011 19:24


Artigos Relacionados


Inep divulga o Manual do Enade 2011

Enade 2011 vai promover regularização de estudantes

Novo prazo para solicitar dispensa do Enade 2011 vai até sexta-feira (2)

Inep cadastra docentes que vão elaborar e revisar itens para o Enade 2011

Enem substituirá Enade para aluno ingressante de curso superior a partir de 2011, diz Haddad

Mais de 196 mil estudantes farão o Enade neste domingo