Mais de 7 milhões de crianças receberam a Sabin



O resultado preliminar da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite indica que, até as 17h30 de sábado (14), as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde contabilizaram 7.154.830 crianças vacinadas em todo o Brasil. Este número é parcial e sofrerá alterações, à medida que os estados e municípios atualizem o banco de dados do Ministério da Saúde. A previsão é que o resultado final da campanha seja divulgado até o fim de agosto.

 

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, não há motivo para preocupação. "Os pais ou responsáveis que, por algum motivo, não puderam levar as crianças, só precisam ir à unidade de saúde mais próxima, porque a vacina contra a pólio está disponível na rede pública de saúde em todo o País”, explica.

 

Neste sábado, pais e responsáveis levaram crianças menores de cinco anos aos cerca de 115 mil postos de vacinação. A meta é imunizar 14,6 milhões de crianças, representando 95%, meta mínima exigida, dos menores de cinco anos. Para isso, foram distribuídos 24 milhões de doses da vacina. No total, somando as duas etapas, foram distribuídos 48 milhões de doses. A primeira fase da campanha, realizada em 12 de junho, imunizou 14 milhões de crianças.

 

Segundo Carmem Osterno, apesar do Brasil não registrar casos da doença há mais de vinte anos, a imunização ainda é importante, pois previne contra os riscos de importação de casos provenientes de outros países que ainda registram casos da doença, principalmente dos que têm relações comerciais ou registram um fluxo migratório com o Brasil, como é o caso de alguns países africanos e asiáticos.

 

Vacina

A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

 

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

 

Fonte:
Ministério da Saúde


Saiba mais sobre vacinação no Portal Brasil.



19/08/2010 08:11


Artigos Relacionados


Mais de 800 mil crianças já receberam a vacina contra o sarampo no Paraná

Mais de 28 milhões de trabalhadores já receberam benefícios do PIS

Parques Tecnológicos já receberam mais de R$ 102 milhões em investimentos

Mais de 50 milhões de pessoas receberam ajuda humanitária em 2010

Mais de 6,4 milhões de pessoas já receberam a vacina contra a gripe

Bolsa Família e Cadastro Único receberam mais de R$ 311 milhões em 2011