Mais de 90 mil famílias de agricultores familiares já foram beneficiadas com crédito fundiário



O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) já beneficiou 90.394 famílias de agricultores familiares em 1.947 municípios em todo o País. Os números foram apresentados pelo secretário de Reordenamento Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Lopes de Almeida, durante o IV Seminário Nacional de Crédito Fundiário, na quinta-feira (1º).  

O tema do seminário este ano é “Crédito Fundiário no combate à pobreza rural: sustentabilidade e qualidade de vida” e tem como principal objetivo analisar e discutir os resultados do programa para, a partir de então, implementar estratégias para melhorar a vida de todos que precisam acessar a linha de crédito.  

O secretário declarou que o PNCF já aplicou R$ 24,4 bilhões no total de recursos e adquiriu 1,5 milhão de hectares de terra em 21 estados. “É um desafio atender a todas as pessoas em vários locais distintos, mas queremos abranger mais municípios para beneficiar a quem necessita”, afirmou Adhemar.

Ele afirmou que o ano de 2011 foi um ano de grandes desafios, muitas transições nas regionais e também no governo que impactaram fortemente na organização das equipes do programa, no entanto, foram traçadas algumas estratégias para o PNCF adotar no próximo ano. “Queremos agilizar as 23.610 propostas que se encontram hoje no Sistema de Qualificação de Demandas (SQD) e melhorar o acesso ao programa. Temos nos planos realizar reuniões mensais regionais e nacionais com os agentes financeiros e com nossos colaboradores. Assim, teremos mais eficiência neste quesito”, afirmou.

Segundo Adhemar Lopes, há três prioridades para 2012: Gestão de operacionalização; Infraestrutura básica e social; Geração de renda. Ele acredita que agindo sobre estes três pilares, os objetivos serão mais facilmente alcançados tanto nas linhas de Combate à Pobreza Rural (CPR), tanto na Consolidação da Agricultura Familiar (CAF).


Programa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



02/12/2011 16:04


Artigos Relacionados


BNB atende 55,6% das famílias beneficiadas com crédito fundiário no País

Mais de 26 mil famílias já foram beneficiadas com a regularização da casa própria

Agricultores familiares terão mais crédito e acesso a moradias

Mais R$ 350 milhões são disponibilizados para crédito aos agricultores familiares do Nordeste

Agricultores familiares terão mais acesso a crédito para Safra 2012/2013

Representante de atingidos por barragens diz que muitas famílias do entorno de Tucuruí não foram beneficiadas