Mais de mil municípios ficaram em estado de emergência em 2010
Nos primeiros quatro meses deste ano, a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional registrou 1.184 reconhecimentos em 1.021 municípios. Desse total, 1.169 são de situação de emergência e 15 de estado de calamidade pública. A decretação do estado de emergência ou calamidade pública acontece em situações de desastres, e depende de análise de necessidade e disponibilidade de todos os recursos: humanos, materiais, institucionais e financeiros.
“De janeiro a abril de 2009 foram 425 reconhecimentos, o que representa em 2010 mais de 100% de aumento. A nossa meta é zerar a demanda no menor prazo possível”, explica a chefe da Divisão de Reconhecimento, Martha Vasconcelos.
Para que a Defesa Civil faça o reconhecimento é preciso seguir critérios técnicos que exigem uma documentação básica e obrigatória para comprovar comprove a situação de emergência ou estado de calamidade.
A solicitação deve ser feita por meio do Ofício do Coordenador de Defesa Civil (ou correspondente) do estado. Também deve acompanhar os seguintes documentos:o Formulário de Avaliação de Danos (Avadan), que deverá ser preenchido até cinco dias após a data de ocorrência do desastre; o mapa da área afetada; o Decreto Municipal declarando a situação de emergência e/ou estado de calamidade pública por um determinado desastre ; o parecer da Defesa Civil Estadual favorável à homologação; o Decreto de Homologação feita pelo estado e assinada pelo governador; a publicação do Decreto de Homologação no Diário Oficial do estado e a Declaração Estadual de Atuação Emergencial (Deate).
A partir daí, a Divisão de Reconhecimento analisa o processo e se o pedido atender aos critérios exigidos, publica o reconhecimento no Diário Oficial da União. “Quando a documentação está correta, o reconhecimento é feito em menos tempo”, esclarece Martha Vasconcelos.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
11/05/2010 21:37
Artigos Relacionados
Regiões Sul, NE e SE têm municípios em estado de emergência
Minas Gerais tem 87 municípios em estado de emergência
Rio Grande do Sul tem dez municípios em estado de emergência por causa da estiagem
Bahia tem 123 municípios em estado de emergência por causa da seca
Chuvas no Maranhão deixam 13 municípios em estado de emergência
Estiagem faz com que 38 municípios amazonenses decretem estado de emergência