Mais estacionamentos perto das estações da CPTM
Nos próximos 90 dias, outros quatro estacionamentos deverão entrar em operação
Entrou em operação na semana passada um estacionamento para carros ao lado da Estação Jandira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi). Oferecendo também 48 vagas para bicicletas, esse é o quinto estacionamento instalado em área da companhia por meio de parceria com a iniciativa privada e integrado a estações de trem ou do Metrô.
“Nosso objetivo é incentivar as pessoas a deixarem o carro nos estacionamentos, que cobram preços populares, e continuarem o trajeto de trem ou Metrô, por meio das integrações gratuitas”, afirma Renato Bellelis, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Novos Negócios da CPTM. “Além disso, temos interesse em locar os espaços desocupados da companhia, para aumentar a receita não operacional”. Os outros estacionamentos populares que funcionam em áreas da CPTM estão instalados junto a Estação Comandante Sampaio, na Linha 8-Diamante, e às estações do Metrô Arthur Alvim (duas unidades) e Patriarca, ambas na Linha 3 – Vermelha.
Mais quatro – Nos próximos 90 dias, outros quatro estacionamentos deverão entrar em operação, próximos às estações Guaianases (Linha 11 – Coral), Jaraguá e Pirituba (ambos na Linha 7 – Rubi) e São Caetano (Linha 10 – Turquesa). A empresa possui outra área locada para estacionamento na Rua Funchal. Embora esteja perto da Estação Vila Olímpia, na Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú), esse empreendimento não tem o propósito de atender os usuários do sistema, pois devido à grande demanda e à falta de local para deixar os carros, os preços cobrados seguem os praticados no mercado.
Bicicletários gratuitos
Além do bicicletário instalado na Estação Jandira em operação, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos conta com outros 13, todos gratuitos, com exceção da unidade de Mauá. Juntos, oferecem 4.075 vagas. Esses espaços contam com iluminação, piso de concreto e segurança para controlar os acessos e preservar as bicicletas estacionadas. Para utilizá-los, basta fazer um cadastro mediante apresentação de RG, e levar o próprio cadeado para prender a bicicleta. Confira:
Linha 7 – Rubi: Caieiras (65 vagas) • Linha 8 – Diamante: Itapevi (70 vagas) • Linha 10 – Turquesa: Mauá (1.700 vagas) • Linha 9 – Esmeralda: Pinheiros (90 vagas), Jurubatuba (255), Autódromo (255), Primavera-Interlagos (250) e Grajaú (180) • Linha 12 – Safira: Itaim Paulista (250 vagas), Jardim Helena/Vila Mara (250), Jardim Romano (240 vagas), USP Leste (270) e Comendador Ermelino (200)
Parceria em Mauá
Na Estação Mauá, Linha 10 – Turquesa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos realiza experiência de sucesso, em parceria com a Associação Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicletas do Município de Mauá). O terreno, cedido pela CPTM, possui 800 metros quadrados e oferece 1,7 mil vagas. Como a gestão do bicicletário de Mauá é da Ascobike, os associados pagam mensalidade de R$ 10 para a utilização. Para os não-sócios, a diária é de R$ 1.
Organizado, o bicicletário conta com uma oficina terceirizada com serviços de customização e manutenção para auxiliar os mais apaixonados pela modalidade esportiva. Vale lembrar que o Metrô dispõe um bicicletário com 100 vagas na Estação Guilhermina-Esperança. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) também conta com um estacionamento, para 40 bicicletas, no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo, atendendo os usuários do Corredor São Mateus – Jabaquara.
SERVIÇO
Mais informações, no site www.cptm.sp.gov.br
Da CPTM
(M.C.)
07/22/2008
Artigos Relacionados
CPTM amplia número de estacionamentos junto a estações
CPTM amplia número de estacionamentos junto a estações
Cartão BOM é aceito em mais 4 estações da CPTM
SP ganha mais duas estações da CPTM
Cartão BOM é aceito em mais duas estações da CPTM
Cartão BOM chega a mais duas estações da CPTM