Mais quatro unidades de pesquisa são incorporadas ao MCTI
Quatro novos centros de pesquisa passam a integrar a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A criação do Instituto Nacional de Águas (INA), do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) foi sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff.
A lei que cria os três centros também transfere para o MCTI o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que passa a se chamar Instituto Nacional da Mata Atlântica.
A nova lei (12.954) resulta de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado. Com a sanção, oficializada nesta quinta-feira (6), o decreto de regulamentação deverá ser publicado nos próximos 30 dias. “Paralelamente (ao decreto), vamos discutir como fazer a progressiva implementação dos institutos com a ajuda da Agência Nacional de Águas (ANA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras”, afirmou o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI, Arquimedes Ciloni.
Ele explica que o instituto atuará como parceiro da ANA, que atua na gestão das águas. “O INA vai cuidar das pesquisas e gestão da ciência e tecnologia no ambiente voltado para o bioma de águas continentais”, conta. A intenção é implementar ações inovadoras na área de meio ambiente, tendo como foco a preservação e a geração de conhecimento e de novas tecnologias na utilização racional dos recursos hídricos.
A previsão é que sejam instaladas unidades do instituto nas bacias do Paraná e do São Francisco e na região amazônica.
Pantanal e Nordeste
A partir de agora o Cetene, que funciona como uma coordenação regional do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), será desmembrado e terá atuação independente, com maior mobilidade em suas ações. A função do centro é desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social da Região Nordeste.
Já o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal buscará articular ações, promover novas iniciativas e propiciar o desenvolvimento de modelos e de bancos para integrar a transferência do conhecimento gerado no bioma do Centro-Oeste.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
07/02/2014 10:41
Artigos Relacionados
MCTI apoiará projetos de pesquisa sobre o clima
Pesquisa identifica mais 4 mil terreiros em apenas quatro cidades do País
Preço do combustível muda em quatro unidades da federação
SP anunciou em maio quatro novas unidades do Poupatempo
Em 2013, Bom Prato vai ganhar quatro novas unidades
Bom Prato terá quatro novas unidades em 2013