Manaus sedia encontro brasileiro de estudo dos peixes



No fim do mês de janeiro, a Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) promovem, em Manaus, o 19º Encontro Brasileiro de Ictiologia, com o tema: “Fronteiras do conhecimento em Ictiologia”. A ictiologia é o ramo da zoologia que estuda os peixes.

No Brasil, o ramo vem crescendo em várias áreas de estudos relacionadas a peixes neotropicais, passando pela sistemática, taxonomia, estudos genéticos e de ultra-estruturas, análises da reprodução, conhecimento de ecossistemas aquáticos e interações dentro das comunidades ícticas até a compreensão de padrões biogeográficos e evolutivos.

O encontro vai discutir o futuro da ictiologia mundial e os trechos aquáticos que possuam um mínimo de potencial para geração de energia. O encontro procurará ainda rever os conceitos aplicados ao manejo da ictiofauna, além de propor novas estratégias de estudos. A programação inclui minicursos, conferências, painéis, mesas-redondas, workshops, simpósios e palestras referentes ao tema.


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



07/01/2011 16:44


Artigos Relacionados


Manaus sedia encontro da Copa

Manaus sedia encontro sobre planos operacionais para a Copa

Rio de Janeiro sedia 1º encontro brasileiro de juventude pela acessibilidade

Estudo mapeia hábitos de peixes-bois reintroduzidos na natureza

Brasil possui 819 espécies raras de peixes de água doce ameaçadas de extinção, revela estudo

Manaus sedia fórum sobre pessoas com deficiência e mercado de trabalho