Manejo florestal melhora vida de assentados em Pernambuco
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) promove nesta quarta-feira (23), em Recife (PE), um encontro para apresentar os resultados do apoio à realização do manejo florestal comunitário em 13 assentamentos de Pernambuco.
Para avaliar o impacto do apoio aos produtores rurais foram analisados a produção de lenha e carvão por meio do manejo, o valor alcançado com a venda, a variação dos preços ao longo dos últimos três anos, quanto os produtos florestais representam na renda total dos agricultores familiares, a área manejada, a quantidade de pessoas envolvidas, entre outras informações.
Os agricultores familiares recebem assistência técnica provida pelo SFB com o objetivo de viabilizar as condições para a realização do manejo florestal e, assim, obter uma fonte de renda complementar ou principal. Ao mesmo tempo, a lenha e carvão produzidos pelos assentamentos contribuem para a oferta legal desses produtos no mercado. Para entender o impacto dessa ação, o SFB avaliou as melhorias que potencialmente a economia florestal poderia trazer aos produtores rurais.
Ao todo, foram entrevistadas 181 famílias que responderam questões sobre condições sociais, ambientais e econômicas. Entre elas, condições sobre saneamento, educação, destino dos resíduos sólidos, formas de acesso à água, composição do rebanho, da produção agrícola e a composição da renda.
O estudo mostrou que em 100% dos casos houve melhoria de renda, com o manejo participando de até 27% da renda média das famílias para um período de apenas três meses de trabalho com a floresta. Os recursos adicionais tem sido usados principalmente para ajudar a pagar o crédito fundiário e para melhorias coletivas por meio das associações. Assentamentos com manejo florestal apresentaram, ainda, baixa incidência de fogo, de erosão do solo e de roubo de madeira.
Os assentamentos avaliados estão nos municípios de Betânia, Floresta, Ingazeira, São José do Belmonte e Serra Talhada, e incluem tanto aqueles da reforma agrária quanto os do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).
Ao todo, cerca de 150 assentamentos nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco recebem apoio do SFB para realizar atividades florestais sustentáveis. A fim de expandir o estímulo a essas ações no bioma Caatinga, o SFB vem apoiando a assistência técnica aos produtores, a capacitação de extensionistas no tema e a formação complementar a estudantes de cursos técnicos no Nordeste.
Serviço
Apresentação dos resultados do apoio ao manejo florestal em 13 assentamentos de Pernambuco
Local: auditório da superintendência do Ibama - Av. 17 de Agosto, nº 1.057 - Casa Forte, Recife (PE)
Horário: 14h
Data: 23/10, quarta-feira
Fonte:
Serviço Florestal Brasileiro
23/10/2013 17:18
Artigos Relacionados
Uso e manejo florestal sustentável na Caatinga é tema de seminário em Pernambuco
Assentamentos de Pernambuco mostram potencial do manejo na Caatinga
Serviço Florestal Brasileiro firma contratos para manejo florestal no Pará
MP do manejo florestal continua em exame
Cartilha aborda princípios do manejo florestal
Manejo florestal da Caatinga é tema de debate