Manifestações populares dominam discursos dos senadores nesta quarta-feira



VEJA MAIS

A recente onda de manifestações em várias cidades do país dominou boa parte dos discursos desta quarta-feira (19) no Plenário do Senado. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que os protestos nas principais cidades brasileiras são uma “demonstração inequívoca” da consolidação da democracia brasileira. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) conclamou os políticos brasileiros, em especial os do governo federal, a buscarem compreender com maior amplitude as razões que levaram milhares de jovens brasileiros a realizar protestos em várias capitais nos últimos dias.

Para o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), os três Poderes devem assumir suas responsabilidades. Ele disse que é preciso questionar o governo diante do quadro econômico que motiva os protestos em todo o país. Na visão do senador Pedro Taques (PDT-MT), a onda de protestos diz respeito à classe política e àquilo que esta faz com o poder que o povo lhe confere. Segundo o senador Rubem Figueiró (PSDB-MS), os partidos precisam chamar os jovens para participar do processo político. Ele lamentou que tenham ocorrido atos isolados de depredação do patrimônio público.

- Aos jovens idealistas, o respeito a suas ideias. Aos vândalos, a ação da polícia, inapelável – afirmou.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse que os protestos exigem reflexão e que a corrupção foi tema recorrente nas manifestações. Já o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) apontou a existência de uma crise de representatividade política no país, principal causa, em sua opinião, das últimas passeatas. O senador Magno Malta (PR-ES) disse que, em geral, as manifestações têm sido pacíficas. Ele criticou, porém, uma “meia dúzia de vândalos” que estavam “manifestados” e destacou que a redução da maioridade penal também foi defendida nas passeatas.

De acordo com o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), o Brasil vive um “redescobrimento”, com a realização das manifestações populares – que apontariam, também, a insatisfação geral da população. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que algumas cidades já baixaram o preço das passagens e acrescentou que os protestos se baseiam em “causas”.  Na visão do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), as polícias precisam estar preparadas para a nova realidade das manifestações. Ele destacou que os protestos foram dominados pelos jovens.

- São as maiores manifestações desde os caras-pintadas, movimento do qual eu tive a honra de participar – lembrou Randolfe.



19/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reeleição do presidente Lula foi o principal tema abordado nos discursos dos senadores nesta segunda-feira

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA E SALÁRIO MÍNIMO DOMINAM A QUARTA-FEIRA

Senadores homenageiam ACM nesta quarta-feira, às 15h

PAC é tema de três discursos nesta sexta-feira

Propostas para encerrar guerra fiscal dominam pauta da CAE nesta terça-feira

Senadores da CDR participam nesta quarta-feira da abertura do 5º Salão do Turismo