Mão Santa anuncia sua candidatura ao governo do Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) anunciou em Plenário sua candidatura a governador do Piauí, definida em convenção do PMDB em Teresina nesta quinta-feira (29). Em seu pronunciamento, para ilustrar o espírito combativo dos piauienses, o parlamentar lembrou episódios da história do estado, como a Batalha do Genipapo contra os portugueses, em 1823, e o fracasso da Coluna Prestes em transformar Teresina na primeira capital comunista do Brasil, em 1935.

Mão Santa ainda lamentou o fim da pré-candidatura do senador Pedro Simon (PMDB-RS) à Presidência da República e elogiou os peemedebistas piauienses, que teriam demonstrado "coragem e bravura" ao solidarizar-se com Simon.

O senador piauiense traçou paralelo entre a situação do PMDB e o exemplo de Rui Barbosa que, no final do século 19, era senador e candidato à presidência da República na sucessão de Deodoro da Fonseca, mas foi preterido em benefício de Floriano Peixoto. Segundo Mão Santa, ao contrário da postura assumida por alguns membros do PMDB que teriam aberto mão da candidatura própria em troca de cargos em ministérios, Rui Barbosa teria dito à época preferir ser fiel a suas convicções a aceitar cargos em ministérios.

Em aparte, o senador João Batista Motta (PSDB-ES) parabenizou o parlamentar pela candidatura e disse esperar que Geraldo Alckmin possa utilizar seu palanque no Piauí na campanha pela Presidência.



29/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CAMPOS ANUNCIA SUA PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO DO DF

Mão Santa critica governo do PT no Piauí

Paim anuncia pré-candidatura de Tarso Genro ao governo do Rio Grande do Sul

Mão Santa compara governo do PT no Piauí a um terremoto

Mão Santa reitera críticas ao governo do PT no Piauí

Mão Santa volta a criticar o governo do Piauí