Mão Santa aponta irregularidades entre governo do Piauí e Gautama



O senador Mão Santa (PMDB-PI) leu em Plenário, nesta segunda-feira (25), trechos de reportagem ("As provas da Operação Navalha") da revista IstoÉ desta semana, relativa a investigações da Polícia Federal sobre atividades irregulares da construtora Gautama junto a ministérios e a governos estaduais. Segundo o senador, a revista noticia que o governador do Piauí, Wellington Dias, é citado 17 vezes no relatório sobre fraudes no programa Luz Para Todos.

De acordo com a reportagem, a Polícia Federal informa, nesse relatório, que os acertos da Gautama no Piauí teriam começado ao meio-dia do dia 27 de janeiro de 2007, quando o então ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, teria ido a Teresina (PI) anunciar a liberação de verbas para geração e transmissão de energia elétrica no estado.

Mão Santa leu ainda trechos de reportagem ("Contratos sob suspeita") da revista Época desta semana que trata das investigações sobre a Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos), ligada à Universidade de Brasília (UnB) e que teria sido "usada para driblar licitações".

Segundo a revista, a Finatec era escolhida para apresentar projetos e subcontratava as empresas Intercorp Consultoria e Camarero & Camarero, pertencentes ao casal Luís Antônio Lima e Flávia Maria Camarero. Época apontou a ligação de Luiz Lima com o PT: que ele teria sido contratado consultor da prefeitura de Porto Alegre em gestão petista e, posteriormente, da equipe de transição entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Mão Santa observou que o governo do Piauí aparece no mapa de subcontratações da Finatec através das duas empresas de consultoria. Ainda segundo a revista, ambas negociaram com seis governadores, cinco deles do PT e um filiado a partido que apóia o governo federal. No caso do Piauí, o valor do contrato chegaria a R$ 2,22 milhões. Época afirma que o Ministério Público do Distrito Federal suspeitaria que nem todos os serviços de consultoria tenham sido prestados.



25/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa aponta propaganda irregular de obras do governo no Piauí

Heráclito comenta denúncias sobre irregularidades no governo do Piauí

Mão Santa pede ligação aérea entre Piauí e estados vizinhos

AMORIM APONTA IRREGULARIDADES NO GOVERNO DE RONDÔNIA

Mão Santa critica governo do PT no Piauí

Mão Santa compara governo do PT no Piauí a um terremoto