Mão Santa diz que corrupção corrói democracia e prejudica relação com industriais



O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez duras críticas ao governo e à classe política, afirmando que o alto nível de corrupção no país corrói a democracia, além de prejudicar as relações com os industriais. No discurso, proferido na sessão plenária desta sexta-feira (25), o senador também criticou o excesso de burocracia do governo, as altas taxas de juros e a insegurança jurídica, observando que a Justiça está "desmoralizada".

Ao elogiar a atuação da indústria nacional, Mão Santa disse que os empresários brasileiros são "heróis anônimos", pois trabalham numa conjuntura adversa, com juros altos, excesso de burocracia e elevada carga tributária. Acrescentou que essa conjuntura é agravada pelos problemas da infra-estrutura, encontrados, por exemplo, nas estradas e portos, e ainda pela insegurança jurídica.

O senador destacou, no entanto, que o maior problema do país é o alto índice de corrupção. Ele citou uma frase de Ulysses Guimarães segundo o qual "o cupim que corrói a democracia é a corrupção".

- E eu nunca vi tanto cupim neste país. Isso prejudica a relação com os industriais. Esses políticos prostitutos... - disse Mão Santa.

O parlamentar chamou o ministro da Cultura, Gilberto Gil, de aloprado, porque, segundo ele, Gil teria afirmado que só usava produtos importados.

- Gil disse que de nacional e do Brasil ele só usa a cueca. Esse é o aloprado-mor. Com isso, ele desmoralizou nossos empresários e a indústria nacional - afirmou.

O parlamentar observou que os trabalhadores, principalmente os rurais, são as maiores vítimas da conjuntura adversa, devido à elevada carga tributária. Disse que essa é a classe mais sacrificada, pois seis meses de seu trabalho são dados para o governo em impostos. O agravante, observou o senador, é que o governo não devolve esse pagamento para o trabalhador em forma de serviços de saúde "nem em respeito".

- A vida só está boa para quem está no governo. Fora do governo, a vida está muito difícil - comentou Mão Santa.

Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) congratulou-se com Mão Santa, elogiando a indústria nacional.



25/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho diz que corrupção corrói toda a sociedade brasileira

Mão Santa homenageia industriais

Terceiro mandato prejudica a democracia, diz Osmar Dias

Terceiro mandato prejudica a democracia, diz Osmar Dias

Vídeo | Proposta que prejudica novos partidos é um atentado à democracia, diz Rollemberg

Ataides Oliveira diz que corrupção prejudica a economia do país