Mão Santa homenageia colégio piauiense e chama a atenção para caos administrativo
Ao fazer na tarde desta quinta-feira (21) uma homenagem aos 70 anos do Ginásio São Luiz Gonzaga, onde estudou, em Parnaíba, o senador Mão Santa (PMDB-PI) formulou críticas à atual estrutura de ensino e à administração pública, especialmente ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. O senador afirmou que o ginásio é remanescente de uma época em que o ensino era levado a sério e produzia bons resultados.
Entre tantas figuras importantes que passaram pelas salas de aula do São Luiz Gonzaga, Mão Santa citou o economista e ex-ministro do Planejamento no governo Médici (1969-1974) João Paulo dos Reis Veloso. Pós-graduado na universidade norte-americana de Harvard, Veloso destacou-se como um homem público de grande visão estratégica, tendo sido o autor do1º e do 2º Plano Nacional de Desenvolvimento (PND)
- Pobre, filho de carteiro com costureira, ele tinha mania de primeiro lugar. Abria a fabrica de meu avô quando ainda tinha 10 anos. Passou o emprego para o segundo irmão, para o terceiro, e para o quarto, que é Raul Veloso [economista] - rememorou Mão Santa.
O senador chamou a atenção para o fato de que ao tempo em que Veloso estudou no ginásio o Brasil "era um país organizado", no qual as ordens religiosas, como o São Luiz Gonzaga, diocesano, dedicavam-se à educação. E todos seguiam a orientação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Em 1932, o Departamento Geral de Educação concedeu ao ginásio a equiparação ao Pedro II.
- Nós vivemos hoje o desaparelhamento de instituições como a Central de Medicamentos [Ceme] e o Departamento Administrativo do Serviço Público [Dasp] e já não temos mais profissionais como o inspetor do ensino. Daí o caos na segurança, o caos na saúde, o caos na educação - lamentou o senador.
21/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa chama atenção para a precariedade da saúde no país
Mão Santa homenageia memória de médico piauiense
Mão Santa homenageia Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Mão Santa parabeniza Lula por indicação de piauiense para Codevasf
Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos
Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar