Mão Santa pede segunda etapa do Prodetur
No mesmo pronunciamento em que convidou todos a visitarem o Piauí, o senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu que o governo federal lance a segunda etapa do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). Em pronunciamento nesta segunda-feira (7), o parlamentar afirmou que -o povo brasileiro quer resultados- e que o programa possibilitará a continuidade do progresso do turismo nordestino.
O Prodetur, disse Mão Santa, foi uma feliz iniciativa do governo anterior, que fez crescer muito o turismo na região. Lembrando que cada governador gastou como quis os recursos, Mão Santa disse que ele, no Piauí, usou todo o dinheiro recebido para a construção de estradas.
O senador lembrou que o turismo no Nordeste começou na Bahia e foi irradiando-se para os outros estados, tendo agora chegado a hora do Piauí. Mas ao mesmo tempo, ponderou, os pólos turísticos tradicionais, como o Rio de Janeiro, foram decaindo, devido à violência.
- No passado, era impossível se visitar o Rio de Janeiro no Carnaval sem antes ter reserva. Agora, diante da violência, pode-se ir terça-feira de carnaval e estará franqueada mais da metade da rede hoteleira - afirmou o parlamentar, opinando que a vocação turística do Nordeste pode suprir essa lacuna.
O senador enalteceu a paisagem natural do Delta do Rio Parnaíba, parcialmente localizado nos 66 quilômetros de litoral piauiense, recebido do estado do Ceará em troca da cidade de Crateús. Afirmou que, em todo o mundo, Deus só fez três deltas grandiosos:
- O Rio Nilo, na Ásia o Mekong cheio de guerra e no Piauí o Parnaíba, cheio de amor - afirmou, elogiando ainda a beleza das 78 ilhas formadas pelos cinco braços nos quais o rio se desdobra.
O senador convidou todos a visitarem Teresina no próximo final de semana, quando a capital piauiense realiza seu carnaval temporão. São esperadas 50 mil pessoas na cidade de 150 anos, primeira capital planejada do país. Ele ainda elogiou o senador Paulo Octávio (PFL-DF) pela criação da Subcomissão de Turismo.
Em aparte, o senador César Borges (PFL-BA) afirmou que o turismo se transformou em grande segmento de geração de emprego e renda na Bahia e lembrou que o primeiro Prodetur destinou US$ 400 milhões para os estados nordestinos. O programa foi fruto de uma parceria entre a União, os estados e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
07/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM pede agilidade na implantação do Prodetur II
Paulo Souto pede rapidez para contratos do Prodetur II
Inscrições para segunda etapa do Bolsa-Atleta começam na próxima segunda (7)
Segunda etapa da 9ª Obmep acontece no dia 14
Começa segunda etapa de inscrições do ProUni
Segunda etapa da vacinação contra aftosa vai até dia 30