Mão Santa reclama do preço dos combustíveis no norte do Piauí
O senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu nesta segunda-feira (23) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reduza o preço dos combustíveis no norte do Piauí. Segundo ele, a gasolina naquela região é a mais cara do Brasil, porque vem de Fortaleza ou de São Luís com um frete caro, chega a Teresina e depois é distribuída pelo estado, deixando a região sem perspectiva de desenvolvimento.
Citando reportagem do jornal Valor Econômico, Mão Santa disse que o preço da gasolina nos Estados Unidos baixou 54% quando caiu o preço do barril de petróleo, o que não aconteceu no Brasil. Ele observou que na Argentina, onde o preço é livre por lei, também houve redução nos preços de combustíveis
- Por que aqui é tão alto? E o gás de cozinha, que custa R$ 40 no Nordeste e na Venezuela é R$ 5? E a desapropriação da refinaria da Petrobras na Bolívia? Quanto a Petrobras recebeu? Vamos dissecar os diretores da Petrobras e a farra com patrocínio na proximidade das eleições - sugeriu.
Mão Santa reivindicou ainda a construção de um terminal petrolífero no Porto de Luiz Correia para favorecer o turismo e a pesca local e a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
O senador também criticou o governo Lula pela criação do empréstimo consignado para aposentados que, conforme afirmou, "foram enganados e induzidos a se endividar com publicidade de má fé e contratos escritos com letras miúdas e difíceis de enxergar, especialmente para idosos com problemas de visão".
Mão Santa ainda defendeu a realização de eleições primárias no PMDB para a escolha do candidato do partido à Presidência da República em 2010.
- É feio o partido ficar como noiva esperando o candidato que estiver melhor nas pesquisas para deitar - disse.
23/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa reclama de impostos de combustíveis
Mão Santa critica preço dos combustíveis no país
Jorge Viana reclama do preço das passagens aéreas para a Região Norte
Mão Santa reclama recuperação de estrada federal no Piauí
CARLOS BEZERRA RECLAMA DE AUMENTO DE COMBUSTÍVEIS
Comissão debaterá preço dos combustíveis usados em aviões