Marcelo Crivella comemora decisão do governo de investir no 'chuveiro flex'



O anúncio governamental de investimento de R$ 4,5 bilhões para implantação do "chuveiro flex" no segundo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) foi comemorado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) em discurso nesta quarta-feira (2). O "chuveiro flex" é um modelo híbrido, que, além de funcionar conectado à rede elétrica poderá ser alimentado por energia solar, por meio de placas fotovoltaicas instaladas nos edifícios.

- O Brasil, que tem a virtude de intensa insolação, presença de raios solares na maioria dos dias, mesmo em dias nublados, no momento que os brasileiros chegam para tomar banho entre 18 e 21 horas, na hora do pico energia, não acionariam os chuveiros elétricos, que seriam aquecidos pelas placas de energia solar - explicou, lembrando que é nesse horário que costumam ser ligadas as usinas termelétricas, movidas a combustíveis fósseis, como óleo diesel e gás, para evitar apagões.

Com isso, disse, haveria grande economia de energia elétrica, necessária ao crescimento de 6% da economia previsto por especialistas para 2011. Além disso, haveria economia de água, necessária à vazão do chuveiro elétrico.

Crivella recordou ter apresentado a proposta do "chuveiro flex" em 2009 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião com lideranças partidárias e ministros. Lula, porém, a teria considerado "inviável".

Proposta sua (PLS 23/04, nomeado na Câmara como PL 5733/09), de teor semelhante, torna obrigatório o uso prioritário de energias alternativas nos sistemas de aquecimento de água em edifícios construídos com recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A proposta cita como exemplo de energias alternativas a energia solar. O parlamentar, reclamou, no entanto, que a matéria encontra-se parada na Câmara dos Deputados.

Crivella recebeu aparte do senador Paulo Paim (PT-RS) em apoio a seu discurso.

02/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcelo Crivella comemora lançamento de programa habitacional

Marcelo Crivella comemora inclusão da energia solar no Minha Casa, Minha Vida 2

Valdir Raupp saúda decisão do governo de investir R$ 400 bilhões em infra-estrutura

Crivella elogia decisão do governo de indenizar famílias das vítimas do acidente em Alcântara

Crivella comemora anúncio de pacote habitacional do governo

Marcelo Crivella diz que, sem CPMF, país irá ao caos