Marco Maciel destaca homilia de encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional
O senador Marco Maciel (DEM-PE) destacou nesta terça-feira (25) a homilia proferida pelo cardeal Dom Cláudio Hummes no encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, realizado entre os últimos dias 13 e 16, em Brasília. O senador assinalou que o cardeal trabalha ao lado do papa Bento XVI, na Congregação para o Clero, no Vaticano.
Marco Maciel observou que o Congresso Eucarístico teve enorme repercussão, não somente em Brasília, mas em todo o país. O senador disse que o evento da Igreja Católica manifestou, mais uma vez, que a "eucaristia é sempre fonte de vida da igreja e de cada cristão".
- Nestes dias, disse Dom Cláudio Hummes em sua homilia de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, ao participar da eucaristia e da adoração eucarística, de modo mais intenso, pedimos a Cristo que desenvolvesse em cada um de nós a consciência de sermos seus discípulos, para sermos também seus missionários. De fato, a eucaristia é força do discípulo e nossa atuação na sociedade humana - afirmou.
O senador prosseguiu lendo a homilia de Dom Cláudio Hummes, que chamou a atenção para a mensagem do papa Bento XVI, segundo a qual a eucaristia tem tudo a ver com o domingo, o Dia do Senhor, e que os fiéis portanto não podem deixar de participar fervorosamente da missa aos domingos.
- Realmente, no centro do domingo está sempre a santa missa, a eucaristia. Um domingo sem missa não é um domingo completo. É preciso renovar nos fiéis a consciência da observância desse santificado dia que inclui a participação na missa.
Marco Maciel também ressaltou que, no discurso de abertura do Congresso Eucarístico Nacional, D. Cláudio Hummes também se manifestou a respeito da importância desse evento observando que, paralelamente, Brasília celebrava 50 anos de fundação e a Arquidiocese de Brasília 50 anos de criação.
O senador disse que, com o Congresso Eucarístico, "Brasília se transformou em altar junto ao povo católico brasileiro", que se reuniu nesses dias e celebrou a sua fé. Ele salientou que, a partir do altar montado na Esplanada dos Ministérios, "Jesus eucarístico iluminou o Brasil inteiro e convidou todos à sua mesa, onde ele se dá como pão da vida".
25/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel ressalta importância do Congresso Eucarístico para as convicções religiosas
Correios lança selo do XVI Congresso Eucarístico Nacional
Exposição no Museu de Arte Sacra relembra o IV Congresso Eucarístico Nacional
Senado e Câmara celebram cinquentenário da Arquidiocese de Brasília e 16º Congresso Eucarístico Nacional
Senado e Câmara celebram 50 anos da Arquidiocese de Brasília e 16º Congresso Eucarístico Nacional
JOEL DE HOLLANDA DESTACA ENTREVISTA DE MARCO MACIEL