Marco Maciel pede campanhas mais curtas e exalta coligação em Pernambuco



O senador Marco Maciel (PFL-PE) propôs nesta segunda-feira (3) que o Brasil mude as regras eleitorais, de modo que as campanhas sejam mais curtas e, portanto, menos dispendiosas. Ele chamou a atenção para o que considera uma coligação com grande carga de "identidade programática" a união do PFL com o PMDB, PSDB, PPS, PV, PTC e PHS em torno do nome de Mendonça Filho para governar Pernambuco.

O parlamentar pernambucano lembrou que há países em que as campanhas eleitorais duram apenas um mês, mas reconheceu que o modelo brasileiro apresenta vantagens, como a propaganda eleitoral gratuita pelo rádio e a televisão, o que, em sua opinião, "dá direitos iguais a ricos e pobres". Outro aspecto benéfico da legislação, na avaliação do senador, é o voto obrigatório, pois leva a uma maior participação cívica.

- Nos países onde o voto é facultativo, o comparecimento é relativamente baixo. Gostaria de dizer aos eleitores brasileiros que não pratiquem a omissão, por meio do voto em branco, ou se anulem, por meio do voto nulo. Precisamos de uma cidadania ativa - pregou o senador.

Marco Maciel elogiou a coligação que em Pernambuco une o PFL a seis outros partidos em torno do atual governador, Mendonça Filho. O senador previu que ele será "reconduzido ao cargo", porque é visto como um político competente e experiente, embora tenha apenas 39 anos. A coligação desses partidos repete-se desde 1996, o que é, na opinião do senador, uma prova de coerência.

03/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel pede recursos para zoneamento ecológico de Pernambuco

Marco Maciel pede ajuda federal para Pernambuco, que sofre com enchentes

Marco Maciel exalta papel de militares nas buscas ao Airbus acidentado

Marco Maciel registra posse na Associação de Imprensa de Pernambuco

Marco Maciel comemora 170 anos da Associação Comercial de Pernambuco

Marco Maciel destaca os 90 anos do Clube de Engenharia de Pernambuco