Marco Maciel registra pesar pelo falecimento de ex-reitor da Universidade de Brasília



Primeiro senador a discursar na sessão deliberativa desta quinta-feira (25), Marco Maciel (DEM-SP) registrou pesar pelo falecimento do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Carlos de Almeida Azevedo. Capitão da Marinha e membro da Academia Brasiliense de Letras, Azevedo morreu em Brasília na terça-feira (23), aos 78 anos, devido a uma infecção pulmonar decorrente de pneumonia. Deixou duas filhas, três netos e a viúva Maria do Carmo.

- Ele era uma pessoa de temperamento forte mas, intelectualmente, muito preparado em diferentes campos das diferentes especialidades da engenharia. E, de alguma forma, ele muito contribuiu para consolidar a Universidade de Brasília. Não é sem outro motivo que hoje a Universidade é reputada como uma das melhores do país - afirmou o senador.

Marco Maciel registrou que Azevedo nasceu em Salvador, em 11 de janeiro de 1932, e comandou a UnB entre 1976 e 1985. Além de reitor, também foi professor da universidade por 17 anos. O senador disse ainda que Azevedo tinha formação em Física, Engenharia e Arquitetura Naval.

Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) associou-se à homenagem.

- Quem deu corpo, quem consolidou a Universidade de Brasília foi ele. Agregou cursos, colocou cursos de pós-graduação e se tornou, portanto, um benemérito dessa instituição de ensino superior - disse Camata.



25/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel apresenta voto de pesar pelo falecimento de Jefferson Péres

Marco Maciel requer voto de pesar pelo falecimento de deputado estadual João Negromonte Filho, de Pernambuco

Voto de pesar pelo falecimento de ex-reitor da UFG

Marco Maciel pede voto de pesar por falecimento de Edson Queiroz Filho

Senado registra pesar pelo falecimento de educador goiano

Valadares registra pesar pelo falecimento do médico sergipano Lauro Porto