Marconi Perillo critica Lula por comparar 'mensalão' com perseguição a bispos



Ao comentar matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) criticou, nesta terça-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter comparado as acusações contra membros de seu governo envolvidos em casos de corrupção com os processos de "difamação" movidos pelo regime militar contra o arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, e o arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Câmara.

Marconi Perillo considerou "indecoroso e indecente" o fato de Lula associar o "banditismo de Estado praticado por alguns de seus companheiros" à perseguição sofrida pelos dois bispos. Ele lembrou que os religiosos não foram perseguidos por suas convicções religiosas, mas sim porque compuseram a linha de frente de resistência à tortura.

- O presidente é o maior mistificador da história do Brasil. Ninguém o iguala na arte de engambelar, de dar truque, de misturar a ficção à realidade. Daqui a pouco vão negar que tenha existido algum dia mesmo o 'caixa dois' petista, que é crime que o partido assumiu para esconder o 'mensalão'- disse.

Na primeira parte de seu pronunciamento, Marconi Perillo homenageou o jornalista Octávio Frias de Oliveira, publisher do Grupo Folha e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.



08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica Lula por comparar tucanos aos nazistas

Marconi Perillo critica ritos sumários no Conselho de Ética

Assessoria de Marconi Perillo divulga nota em que critica Procuradoria Geral da República

Marconi critica declarações de Lula de que TCU atrapalha obras do governo

Por que votar em Lula (Sem medo de comparar)

Marconi Perillo assinala Dia do Aviador