Maria Quitéria deverá ser a primeira mulher a integrar o Livro dos Heróis da Pátria



Projeto de lei de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que inscreve o nome de Maria Quitéria de Jesus no Livro dos Heróis da Pátria foi aprovado nesta terça-feira (12), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Maria Quitéria integrou o Batalhão de Voluntários do príncipe D. Pedro, onde se destacou na luta contra as tropas portuguesas, nos conflitos que se sucederam à Independência do Brasil.

Caso a Câmara dos Deputados aprove o projeto (PLS 236/07), Maria Quitéria será a primeira mulher a ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Homenagem

Na mesma reunião, a CE - presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) - aprovou projeto de lei oriundo da Câmara dos Deputados (PLC 67/07) que denomina Ivar Figueiredo Saldanha a segunda ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, em fase de conclusão, que liga a ilha de São Luís ao continente, no estado do Maranhão.

Ivar Figueiredo foi governador do Maranhão, deputado federal, deputado estadual por mais de 23 anos, e prefeito da cidade de São Luís.



12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE inclui Santos-Dumont no livro dos Heróis da Pátria

NOME DE DOM PEDRO I É INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

Livro dos Heróis da Pátria tem hoje apenas dez nomes

Lei inclui nome de Anita Garibaldi no Livro dos Heróis da Pátria

CCJ aprova critérios para inscrição no Livro dos Heróis da Pátria

Villa-Lobos será incluído no Livro dos Heróis da Pátria