Marinha atrai público com curiosidades e equipamentos



A Marinha trouxe para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal curiosidades e equipamentos usados por cinco das suas instituições que atuam na área de ciência e tecnologia. No estande, é possível conhecer de perto um modelo de submarino de propulsão nuclear e um veículo para locomoção em neve usado em operações na Antártica, além de réplicas de navios e peças do Museu de Oceanografia do Instituto de Estudos do Mar, como mandíbulas de tubarões. 

Uma das atrações que chamam a atenção do público jovem é o simulador de navegação, equipamento usado no treinamento dos alunos da escola naval. É uma espécie de jogo em que os participantes têm a chance de pilotar um navio virtual e recebem pontuação pelo desempenho.

Muitos estudantes, como o aluno Lucas Novaes, de 10 anos, gostaram da novidade. "Aprendi muitas coisas. É interessante saber, se quiser pilotar um navio no futuro."

A professora Sônia Teles trouxe a sua turma de alunos do 4º ano do colégio Instei, de Ceilândia (DF), para a exposição. A escola também é uma das expositoras na SNCT em Brasília. Para ela, que já visitou a semana nacional em outras edições, a experiência é sempre positiva no processo de motivação dos alunos.

"Com certeza motiva, a partir do momento que a criança começa a querer participar mais, pesquisar e até a querer inventar jogos para trazer para a feira. Isso é muito importante porque estimula a tecnologia a busca do conhecimento pelos meninos", diz.

Divulgação

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, o almirante de esquadra Wilson Barbosa Guerra, é importante o esforço com esse tipo de atividade para divulgar o trabalho desenvolvido pela corporação. "Ao sair para o mar nos navios, após alguns quilômetros, a gente costuma dizer que a Marinha desaparece da vida da população. E uma formas de manter essa interação com a sociedade, mostrar os programas e a instituição é participando dessas feiras", comenta.

Guerra também ressaltou a antiga parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além da participação na semana nacional, muitos projetos estão em andamento, a exemplo do navio oceanográfico brasileiro, que deve ser entregue à comunidade científica no ano que vem. "Esse navio é o que há de mais moderno no mundo, vai trazer equipamentos de última geração. Será um incentivo à sociedade brasileira para a pesquisa no mar", observa.

O secretário também citou como exemplo o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, a ser entregue, nesta quarta-feira (23), em Brasília, ao vencedor da edição 2012, na área do conhecimento Ciências, Exatas, da Terra e Engenharias, ao professor Edgar Dutra Zanotto.

Acesse o site da semana nacional e acompanhe a cobertura das atividades.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



23/10/2013 18:22


Artigos Relacionados


Conheça as curiosidades do Arquivo Público

Ecoturismo atrai público da terceira idade

Ciência e Arte nas Férias atrai grande público

Estande do Senado atrai público na 3ª Feira Internacional

Europalia atrai público belga com espetáculos, exposições e shows brasileiros

Educação: Música de qualidade atrai público para a porta da Secretaria