Mário Couto diz que já tem assinaturas para criação da CPI do DNIT



Na próxima semana o senador Mário Couto (PSDB-PA) deverá apresentar um novo requerimento para criação de uma comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de investigar irregularidades no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Ele revelou que já conta com a assinatura de 28 senadores e que ainda aguarda a decisão dos parlamentares do PDT.

- Atenção Brasil, atenção meu Pará querido: consegui de novo e vou instalar a CPI do DNIT. Oxalá seja eu o presidente desta CPI, pois quero mostrar à Nação a podridão que se encontra instalada naquele e em outros órgãos também - afirmou Mário Couto.

O senador antecipou que um dos assuntos que deverá ser investigado pela CPI do DNIT é o contrato para a construção da eclusa da Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mário Couto informou que o serviço foi licitado inicialmente em R$ 248 milhões. Porém, a construtora responsável pediu um aditamento ao contrato. A lei de licitação permite um acréscimo de até 25%, ou seja, R% 62 milhões, mas o aditivo teria sido feito no valor de R$ 155 milhões.

- Olha, Pará, como o dinheiro vai embora. Por isso a eclusa não sai nunca. Vocês do sudeste do Pará, que esperam anos e anos e anos pela obra, olha como é a roubalheira. Vou desmascarar tudo isso na CPI do DNIT. Pode até ser que o governo mande arquivar a CPI, mas o Ministério Público vai tomar conhecimento, a Nação vai tomar conhecimento, o meu estado do Pará vai tomar conhecimento - declarou Mário Couto.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal deveriam ser os responsáveis pela investigação, e não o Senado. Ele observou que sempre que se aproxima de períodos eleitorais, CPIs são propostas. Mário Couto discordou e assinalou que a Constituição é que enumera entre as responsabilidades do Legislativo a de fiscalizar o Executivo.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto lamenta retirada de assinaturas, o que inviabilizou criação da CPI do DNIT

Mário Couto diz que já tem assinaturas suficientes para CPI do DNIT

Mário Couto diz que já tem assinaturas suficientes para CPI do DNIT

Mário Couto voltará a colher assinaturas para criar CPI do DNIT

Mário Couto anuncia que vai recolher assinaturas para criação da CPI do Manejo Florestal

Mário Couto lamenta estado de pontes no Pará e pede criação de CPI do DNIT