Mário Couto quer Marcos Valério dando explicações no Senado
O senador Mário Couto (PSDB-PA) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (11), que o publicitário Marcos Valério explique ao Senado as acusações que fez ao ex-presidente Lula em seu depoimento à Procuradoria Geral da República. No depoimento, prestado em setembro e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo nesta terça, Valério afirma que Lula sabia de seus negócios com o PT, que fez repasses para despesas pessoais do ex-presidente e que foi ameaçado de morte, caso contasse o que sabia.
– Nosso líder (do PSDB) já está tomando as providências, queremos o Valério aqui. Cabia até trazer o Lula, porque ele está mais do que citado, está mais do que dito que o Lula é que autorizava o esquema do Mensalão. O chefe do Mensalão não é o (José) Dirceu, agora o Marcos Valério deu o nome, o chefe do Mensalão é o Lula – afirmou o senador, reforçando que não inventou nada, as declarações foram do próprio Marcos Valério.
Para Mário Couto, o Brasil tornou-se “campeão” em casos de corrupção – a cada nova semana descobre-se um novo escândalo. Na semana passada, disse, foi a Operação Porto Seguro, que investigou esquema de tráfico de influência, envolvendo a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosimeire Noronha, que teria sido indicada pelo ex-presidente Lula. Segundo o senador, “nunca na história deste país” se viu tanta sujeira e corrupção.
Couto lembrou ainda que os brasileiros são dos contribuintes que mais pagam impostos no mundo: quase R$ 1 trilhão anualmente. Parte deste dinheiro, no entanto, não iria para saúde, educação, rodovias, mas para o bolso “daqueles que dirigem a nação”.
O senador cobrou ainda explicações do ex-presidente Lula sobre as acusações do publicitário. Mário Couto destacou que Lula sempre disse que nunca viu nem sabia de nada e agora preferiu não comentar o caso.
– Fala, Lula, fala. Nós queremos te ouvir, nós queremos saber. Tem senador acusado. Precisamos saber de tudo isto – cobrou, referindo-se, sem citar o nome, a Humberto Costa (PT-PE) que, conforme o jornal O Estado de S. Paulo, também teria sido mencionado por Marcos Valério no depoimento à PGR.
11/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto diz que PT quer ditadura no Senado
Mário Couto critica explicações de Dilma para apoio à compra de refinaria
Em solidariedade a aposentados, Mário Couto quer vigília no Senado nesta madrugada
Mário Couto transmite explicações sobre atraso na construção de hospital Sarah Kubitschek em Belém
Marcos Valério poderá ser convocado a depor
Marcos Valério pode ser convocado pela CPI dos Bingos