Marta Suplicy pede que divergências contra os EUA sejam deixadas de lado durante a visita de Obama
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) pediu que as divergências que alguns têm com os Estados Unidos sejam deixadas de lado durante a visita que o presidente Barack Obama fará ao Brasil nesse final de semana. Ela lamentou que a programação do presidente americano em território brasileiro "pareça incomodar parte da imprensa, entidades representativas e também algumas lideranças políticas, inclusive do PT".
Na avaliação da senadora, o Brasil tem dado mostras de sua soberania, sobretudo durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Marta Suplicy opinou que a chegada de Obama, pelo que ele representa para milhões de pessoas negras no Brasil e no mundo e pelo seu discurso diferenciado para a América do Norte, torna a visita também muito especial para os brasileiros. Mais ainda porque inverte a praxe de que seria a presidente Dilma Rousseff que deveria ir primeiro aos Estados Unidos antes de receber a autoridade máxima daquele país.
Marta Suplicy também destacou entrevista concedida pela presidente Dilma ao jornal Valor Econômico, na qual informou que o Brasil pretende manter parcerias estratégicas com vários países, inclusive com os Estados Unidos. A senadora destacou que o governo brasileiro pretende, por exemplo, realizar estudos conjuntos em tecnologias de satélites para evitar tragédias climáticas e apostar na formação de profissionais no exterior, visando promover um intercâmbio de conhecimento.
Outro assunto abordado pela parlamentar foi a reunião realizada na quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e a presidente Dilma Rousseff. Segundo a senadora, a construção de um trem-bala ligando Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro foi um dos temas do encontro.
- Reitero aqui o meu apoio à iniciativa do governo federal de promover o trem de alta velocidade, comumente conhecido como trem-bala, por entender que são inúmeros os benefícios do projeto. O TAV soluciona o problema de transporte de passageiros entre grandes cidades, melhora a qualidade de vida e mobilidade das regiões beneficiadas, ajuda no desenvolvimento da indústria de componentes ferroviários e garante a transferência de tecnologia e o aumento da concorrência entre os modais de transporte - enumerou Marta Suplicy.
17/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy pede a Obama que anuncie fim do bloqueio dos EUA a Cuba durante visita ao Brasil
Forças Armadas brasileiras auxiliam segurança de Obama durante visita ao País
Espaço aéreo de Brasília e do Rio terá acesso restrito durante visita de Obama
Marta Suplicy faz relato da visita da presidente Dilma aos Estados Unidos
Marta Suplicy lamenta violência contra imigrantes na Europa e ataques contra homossexuais no Brasil
Em carta a Obama, Suplicy pede que Estados Unidos não ataquem Síria