Marta Suplicy saúda proposta de criminalização da homofobia feita por juristas
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) saudou a decisão dos juristas que elaboram o anteprojeto do Novo Código Penal de criminalizar a homofobia e ampliar a quantidade de situações em que uma pessoa pode responder, na Justiça, por discriminação.
- Quero parabenizar a Comissão de Juristas, porque ela está na vanguarda do que a sociedade pensa e do que é o século 21 - disse.
Na tarde desta quarta-feira (30), Marta Suplicy também comentou, no Plenário, o documento expedido pela Organização Pan-americana de Saúde rechaçando terapias que tenham como objetivo mudar a orientação sexual das pessoas. Ela afirmou que é inaceitável a aplicação de teorias e modelos, por determinados profissionais de saúde, que encaram a homosexualidade como um desvio ou uma opção que pode ser modificada pela simples vontade ou com supostas técnicas terapêuticas.
Marta Suplicy disse que um profissional de saúde que se presta a fazer “terapia reparativa” denota profunda ignorância em matéria de sexualidade e desvirtua sua função primordial, de oferecer apoio.
Agenda
Marta Suplicy também informou que estará, nesta quinta-feira (31), no encontro Mulheres Rumo à Rio+20 - A Sustentabilidade no Feminino, a convite da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. No evento, que será realizado no Rio de Janeiro, será apresentada uma plataforma de propostas da Rede Brasileira de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade para a Rio+20. O documento tem três eixos: negócios sustentáveis, empoderamento feminino e consumo consciente. A rede reúne 200 executivas, empresárias, dirigentes de ONGs, membros do parlamento e do judiciário.
– Esse evento pretende consolidar as mulheres como agentes do desenvolvimento sustentável – disse a senadora.
Já na sexta-feira (1º de junho) a senadora estará em São Paulo, para uma audiência pública sobre o projeto de lei do Senado (PLS 284/2011) que regulamenta a profissão dos cuidadores de idosos. Ela disse que, como é relatora do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), seu relatório sobre o tema está pronto, mas ainda aberto a sugestões da sociedade.
30/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marta Suplicy relata novo crime e volta a defender criminalização da homofobia
Marta Suplicy quer desarquivar proposta que torna crime a homofobia
Marta Suplicy vai retomar proposta de Fátima Cleide para lei contra homofobia
Marta quer votar criminalização da homofobia na quinta-feira
Marta Suplicy: lei anti-homofobia depende de apoio da sociedade
Marta Suplicy pede que população se posicione quanto a projeto que criminaliza homofobia