Mata Atlântica terá base de combate a incêndios em Mato Grosso do Sul



Uma base do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em Mato Grosso do Sul será instalada no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no sudoeste do estado, um dos mais importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica na região. A decisão foi anunciada pela Superintendência do Ibama no estado.

O Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, com 73,4 mil hectares, possui 38,4 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica. Para proteger esses remanescentes o Ibama implantará as brigadas que atuarão na prevenção de incêndios florestais na área. As brigadas também agirão na prevenção de crimes ambientais e na educação ambiental das comunidades em torno do parque.

Nos últimos anos, a região foi assolada por vários incêndios florestais provocados, na maioria das vezes, por catadores de ginseng, que colocavam fogo nas várzeas do local para provocar o nascimento concentrado da planta, comum na região. Há dois anos, um incêndio florestal consumiu longas áreas de várzeas do parque, chegando próximo à sua sede.

“O Ibama tem o desafio de proteger os remanescentes do bioma Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul”, diz o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço. Segundo dados da SOS Mata Atlântica, o bioma, originalmente, ocupava 6,3 milhões de hectares na região sudeste e sudoeste do estado. Hoje, restam apenas 360 mil hectares de remanescentes florestais.

Segundo o superintendente, o Mato Grosso do Sul foi o estado que menos perdeu remanescentes do bioma com o desmatamento. “O Atlas produzido pela SOS Mata Atlântica registrou a perda de 154 hectares”, fala, lembrando o fato de que é necessário reforçar as ações do Ibama na região para que nenhum hectare a mais seja perdido. “A instalação da base da brigada no parque é uma das ações preventivas do instituto na região”, reforçou.


Expansão

Para reforçar a prevenção de incêndios e outros crimes ambientais na região de nascentes da cabeceira do Taquari, o Prevfogo do Ibama irá instalar também uma brigada no município de Costa Rica, também em Mato Grosso do Sul. Com isso, o total de componentes das brigadas no estado chegará a 105 homens treinados para a prevenção, o combate e a educação ambiental em 2011.

David Lourenço diz ainda que o Prevfogo contará neste ano com seis brigadas de dois esquadrões cada uma. Quatro atuarão na região do Pantanal, uma ficará no entorno da Bacia do Alto Paraguai e a outra, a do parque, no entorno da Bacia do Rio Paraná. “Desta forma, o Ibama atuará, em 2011, nos principais pontos críticos do estado”, concluiu o superintendente.


Fonte:
Ibama



14/01/2011 16:15


Artigos Relacionados


USP vai construir base de estudos sobre a Mata Atlântica

Incêndios em Mato Grosso estão sob controle, segundo Defesa Civil

Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica

Lídice da Mata pede reforço no combate a incêndios na Chapada Diamantina

Grande SP terá parque de 1,3 milhão m² de área remanescente da Mata Atlântica

Polícia Federal apreende 528 quilos de pasta-base de cocaína no Mato Grosso