Mato Grosso sedia etapa da Conferência de Proteção e Defesa Civil



Os municípios mato-grossenses do consórcio Portal da Amazônia realizam nos dias 12 e 13 de dezembro, etapa intermunicipal da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), em Itaúba. Esta é a primeira vez que o estado de Mato Grosso participa das conferências sobre o tema.

A expectativa é de que 200 pessoas, entre agentes de Defesa Civil, pessoas da sociedade, professores e representantes do poder público da região, mobilizem-se para discutir sobre o tema. “A conferência é um importante instrumento para se criar uma cultura de defesa civil no Mato Grosso”, explica a coordenadora da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Intermunicipal, Glaci Zini.

Para o diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, a conferência possibilita conhecer a realidade local, fator essencial para reduzir os riscos de desastres naturais no Brasil. “A sociedade pode se organizar e dizer o que espera da Defesa Civil. Isso tudo será levado para a etapa nacional, onde serão criadas as bases da Defesa Civil do amanhã”, afirma.

Os debates da conferência em Mato Grosso terão lugar na Plenária da Câmara Municipal de Itaúba, cidade que fica a 571 km da capital Cuiabá. As discussões serão orientadas a partir de quatro temas: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Segundo Zini, esta é uma oportunidade para que os municípios mostrem suas necessidades relativas à defesa civil e as façam chegar até a etapa nacional. “Precisamos mudar a realidade dos municípios, promovendo a prevenção e protegendo a população, além de reduzir o risco de desastres”, completa.

Portal do Amazônia

Região caracterizada por chuvas no período de dezembro a março, os municípios do consórcio Portal da Amazônia deverão propor princípios e diretrizes sobre proteção e defesa civil. Neste momento, também serão eleitos os delegados, representantes que levarão as propostas à conferência estadual de Mato Grosso. Está confirmada também a participação de outros 14 municípios. Como convidados, eles participarão no intuito de obter informações e subsídios para realizar a etapa municipal nas suas cidades.

O consórcio foi constituído para o desenvolvimento sustentável dos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte.

Sobre a 2ª CNPDC

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para isso, serão realizadas diversas etapas por todo o País, divididas em: municipais, estaduais, distrital, livres, virtual e etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil, da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.

Fonte:

Ministério da Integração

 



12/12/2013 15:40


Artigos Relacionados


Mato Grosso inicia debates sobre proteção e defesa civil

Defesa Civil recebe capacitação em percepção de riscos no Mato Grosso do Sul

Incêndios em Mato Grosso estão sob controle, segundo Defesa Civil

Mato Grosso e Piauí recebem recursos para ações de defesa civil

Cidades brasileiras se preparam para Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil

Integração Nacional libera mais de R$17 mi para ações de defesa civil em Mato Grosso do Sul e Amapá