Mato Verdinho vira Unidade de Conservação



O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), na sede do Instituto em Brasília, integrantes das associações de produtores e de retireiros do município mato-grossense de Luciara, cidade de 2 mil habitantes.

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), para tratar sobre a proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Mato Verdinho. Segundo o relato dos participantes do encontro, boa parte da população do município não foi consultada sobre o processo de criação da unidade de conservação (UC), iniciado em 2003.

Roberto Vizentin explicou aos presentes como é realizado o processo de criação de uma unidade de conservação e destacou a importância do diálogo com os vários setores envolvidos. "Não existe a possibilidade de ser criada uma reserva sem a participação da população, do poder público e sem a realização de consultas públicas. Vamos constituir um grupo técnico e reconstruir todo o processo, para colocar tudo às claras para a sociedade. Além disso, vamos até o município de Luciara para conversar com a população, ouvir os anseios e buscar um encaminhamento concreto", frisou Vizentin.

Também participaram da reunião o coordenador-geral de Movimentos do Campo e Territórios, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Nilton Tubino; Letícia Abadia, da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA); o deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT); o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM); o prefeito do município de Luciara, Fausto Azambuja Filho (PSB) e o presidente da Câmara Municipal de Luciara, vereador Celso dos Anjos Feitoza.

No momento, a proposta de criação da UC está com os estudos finalizados, pronta para entrar na fase de realização das consultas públicas, abertas à sociedade. A Lei 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) prevê a divulgação ampla dos dias, horários e locais onde a consulta pública será realizada, visando garantir a participação ampla e democrática de todos os cidadãos.

Durante o período de consulta, a proposta será apresentada de forma clara, ouvindo todos os lados envolvidos. A maior área da proposta de criação da RDS do Mato Verdinho é composta por planícies alagáveis da bacia do Rio Araguaia, sendo inclusive, um dos pontos a serem tratados na consulta pública.

Uma cartilha intitulada 'Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT' foi elaborada por técnicos do Instituto Chico Mendes com o intuito de tirar as dúvidas que tem circulado acerca da proposta.

Quem sai ganhando

A criação de uma RDS visa conservar a diversidade biológica e os recursos naturais utilizados pelos beneficiários da unidade de conservação – no caso as comunidades tradicionais. Por meio dela garante-se a estas populações tradicionais que seus territórios guardem as condições para manutenção e melhoria dos seus modos tradicionais de vida, seja em seus aspectos culturais, econômicos ou sociais, associados ao bem estar ecológico.

O estabelecimento de uma RDS garante não apenas os modos de vida dos povos e comunidades tradicionais, como garante-lhes os direitos de uso da terra, permitindo que esses beneficiários sejam incluídos nos programas federais, tais como Bolsa Verde, Luz para Todos, entre outros, além de contar com o apoio do corpo técnico de servidores da RDS e dos instrumentos legais construídos a partir de sua criação – tais como Plano de Manejo e Conselho Deliberativo - para o desenvolvimento de suas atividades tradicionais.

Uma cartilha intitulada 'Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT' foi elaborada por técnicos do Instituto Chico Mendes com o intuito de dirimir as dúvidas que tem circulado acerca da proposta.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



10/10/2013 18:35


Artigos Relacionados


Campo da Embrapa em Sergipe vira área de conservação

Unidade Pinheiros da Casa do Adolescente vira centro de referência internacional

Pesquisadores debatem manejo de Unidade de Conservação no MT

Pesca em torno de Unidade de Conservação é tema de debate

Unidade de conservação urbana terá zona de amortecimento

Incra em Rondônia reconhece comunidade tradicional de unidade de conservação