Matrículas do Sisu terminam nesta segunda-feira (9)
Estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas podem integrar a lista de espera do sistema
Os candidatos selecionados a vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm prazo até esta segunda-feira (9) para fazer sua matrícula. Para isso, o candidato deve entrar em contato com a instituição e escolher uma das duas opções de cursos feitas no momento da inscrição.
Os estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas terão nova chance, ao integrar a lista de espera do sistema. A adesão deve ser feita entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos dessa lista será feita pelas instituições a partir do dia 24 do mesmo mês. Há vagas em 56 instituições de educação superior públicas de 21 unidades da Federação.
O candidato pode conferir, na página do Sisu, se foi selecionado na primeira chamada. Caso enfrente algum problema para se matricular, ele pode entrar em contato com o MEC, pelo telefone 0800-616161.
Sisu
Criado e gerenciado pelo Ministério da Educação desde 2010, o Sisu é um processo seletivo para entrada de novos alunos em instituições públicas de ensino superior que utiliza, exclusivamente, a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Diferentemente dos antigos vestibulares, o aluno primeiro faz a prova e só depois escolhe onde e o que cursar.
Regras
As universidades e institutos podem estipular notas mínimas para que o calouro possa se candidatar a uma vaga e adotar pesos diferentes para a nota do Enem. O sistema do Sisu faz automaticamente este cálculo e mostra como foi feita a composição da nota para a opção escolhida pelo estudante.
Também cabe às instituições de ensino informar a disponibilidade de vagas destinadas a políticas afirmativas - como cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública.
Este ano, o Sisu registrou 642.878 candidatos a disputar uma das 30.548 vagas abertas. Ao todo, foram 1.245.437 inscrições, já que cada inscrito poderia optar por até dois cursos dentro do sistema.
As instituições federais que disponibilizam vagas pelo sistema recebem um aporte maior de verba provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), destinado a ações de ajuda a estudantes de baixa renda.
Leia mais:
Universidades em greve podem realizar matrícula do Sisu via internet
Aprovados no Sisu têm matrícula garantida em 21 universidades federais
Sisu oferece 6 mil vagas para licenciatura no segundo semestre
Sisu oferece mais de 10 mil vagas para cursos noturnos
Fonte:
Ministério da Educação
09/07/2012 12:45
Artigos Relacionados
Matrículas da segunda chamada do Sisu terminam nesta quarta-feira (18)
Matrículas da 2ª chamada do Sisu terminam nesta terça-feira (9)
Matrículas na primeira fase do Sisu terminam nesta terça-feira (28)
Matrículas da segunda chamada do Sisu termina nesta quarta-feira (18)
Matrículas da segunda lista de convocação do Vestibulinho das Etecs terminam nesta quinta-feira
Termina nesta terça (4) prazo para matrículas da segunda chamada do Sisu