Matrículas para cursos do Interlegis continuam abertas



O Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo - dará início, na próxima segunda-feira (5), às aulas de 13 novos cursos a distância com a finalidade de capacitar servidores da esfera legislativa de todo o país. Os cursos também serão abertos ao público em geral. Mesmo com as aulas já em andamento, os interessados ainda vão podermatricular-se até o dia 20 deste mês. Os retardatários terão de cumprir os módulos iniciais com maior rapidez, pois devem terminar em até dois meses o programa de cada curso, com carga básica que varia entre 20 e 30 horas.

Desenvolvido pelo Senado em associação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Interlegis está ofertando nesta temporada quatro cursos na área de orçamento público, que vão desde a introdução do tema até o conhecimento das instituições de controle orçamentário. Outros três cursos versam sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, com conteúdos também de nível introdutório até o avançado.

A lista inclui ainda os cursos Licitações e Contratos, Correspondência Oficial, Noções Básicas de Administração, Busca da Qualidade, Fundamentos de Ensino a Distância e Introdução ao Jornalismo Legislativo. Para a matrícula, os candidatos devem acessar o portal do Interlegis (www.interlegis.gov.br) ou entrar diretamente no ambiente de ensino Saberes (http://saberes.interlegis.gov.br).

Monitoria

Depois do cadastramento no portal, o candidato terá uma senha que lhe permitirá escolher o curso e acessar os módulos a partir da abertura formal das aulas. Poderá, então, imprimir os conteúdos das matérias, estudar e fazer os exercícios correspondentes. Todos os cursos contam com suporte de monitores com nível universitário e, para a solução de dúvidas, de especialistas pós-graduados, com mestrado ou doutorado. O horário de monitoria vai das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.

- Os cursos são auto-explicativos e bem didáticos, sem contar a vantagem de o aluno fazer os exercícios na hora que quiser ou que tiver disponibilidade - observa Maurício Silva, coordenador de Capacitação Legislativa do Interlegis.

A carga horária de cada curso, como explica o coordenador, deve ser cumprida em até dois meses. Ele informa que será permitida a inscrição em mais de um curso, mas recomenda aos interessados uma avaliação rigorosa do tempo disponível para os estudos, pois os monitores estão orientados a cobrar de cada um o cumprimento das tarefas. Os alunos aprovados vão receber a certificação também pela rede de computadores.

Mais de mil pessoas de todo o país já se inscreveram para os cursos desde aabertura das matrículas, em 25 de fevereiro. Maurício Silva acredita que o número final pode chegar a cerca de cinco mil para todas as modalidades. Ele ressaltou que os cursos do Interlegis têm despertado crescente interesse, com a inscrição de 1,5 mil alunos no mais recente, sobre o Estatuto das Cidades.

- O Programa Interlegis mostra que veio para ficar, obtendo o reconhecimento dos quadros das casas legislativas brasileiras e de toda a sociedade - afirma.

01/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


USP está com matrículas abertas para cursos de línguas

Pré-matrículas para cursos a distância do ILB estão abertas

Abertas inscrições para cursos do Interlegis

Oficinas culturais da Capital e interior continuam com as inscrições abertas para cursos gratuitos

ILB abre pré-matrículas para cursos a distância

Cursos: Inscrições para cursos na Universidade Livre de Música estão abertas