Mauro Miranda elogia campanha da CNBB em favor dos povos indígenas



A campanha coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulada A Fraternidade e os Povos Indígenas, motivou o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) a estabelecer, nesta quarta-feira (20), uma comparação entre a violência da qual os índios foram vítimas e a que assola a sociedade nos dias de hoje.

Na visão do senador a insegurança vivida pelas pessoas que moram nos grandes centros recapitula um pouco do terror sofrido pelas tribos indígenas que foram dizimadas pelos colonizadores.

- A dívida social acumulada nestes 500 anos e que agora cobra sua hipoteca, sob a forma de assassinatos, assaltos, seqüestros e demais atentados à integridade física e moral de todos os brasileiros, tem no indígena o seu maior credor - afirmou o senador.

O parlamentar acredita que a iniciativa da CNBB proporcionará aos fiéis a oportunidade de analisar a questão do índio na sociedade brasileira e a sua luta pela sobrevivência. Só dessa forma, acredita Mauro Miranda, toda a sociedade poderá valorizar a cultura das minorias marginalizadas.

Na opinião do parlamentar um aspecto da campanha que merece destaque é o esforço da CNBB para garantir a demarcação das terras indígenas. Mauro Miranda lembrou que, embora a Constituição de 1988 tenha previsto a regularização das terras indígenas num prazo de cinco anos, até agora mais de 60% delas ainda não foram demarcadas.



20/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery defende campanha em favor dos povos indígenas

MAURO MIRANDA APELA A MINISTRO EM FAVOR DE AGRICULTORES

Alvaro Dias destaca campanha da CNBB em favor da saúde

Mauro Miranda destaca esforço de senadores goianos em favor de mutuários de baixa renda

Marco Maciel elogia campanha da CNBB

Paulo Davim elogia Campanha da Fraternidade da CNBB