MCTI participa de lançamento do Centro de Inovação em Vitória (ES)
O local contará com infraestrutura para atrair empresas da base tecnológica, como laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras e empresas de software
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Luiz Antonio Elias, participou, nessa terça-feira (3), em Vitória (ES), da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico Metropolitano.
O centro, que terá área total de 9 mil metros quadrados, na região de Goiabeiras, norte da capital capixaba, resulta de convênio celebrado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que garantiu recursos de R$ 9.449.922,20. O centro de inovação contará com infraestrutura para atrair empresas da base tecnológica, como laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras, empresas de software, entre outras.
"O projeto poderá trazer um diferencial para a cidade na área do conhecimento, fazendo de Vitória referência nacional no setor”, assinalou Elias, ao acrescentar que a iniciativa confirma que “o setor de ciência e tecnologia tem crescido ao longo dos anos”.
O valor a ser investido, proveniente de emenda da bancada federal capixaba, deverá garantir a elaboração do projeto e a construção da primeira etapa do centro de inovação, perfazendo uma área de 3 mil metros quadrados. A etapa seguinte contará com recursos próprios e de outras parcerias.
A área total do centro de inovação chegará a 400 mil metros quadrados, na Zona Urbana do Parque Tecnológico (ZPT). “A importância do parque tecnológico se dá principalmente pelo pouco espaço territorial que temos em nossa cidade. O local terá maior valor agregado no menor espaço possível”, enfatizou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Anderson Fioreti.
“Há uma grande ansiedade em tocarmos esse projeto em Vitória, pois ele é importante para todo o Estado”, avaliou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella. Para a vice-reitora da Ufes, Maria Aparecida Barreto, “a prefeitura de Vitória vem sendo parceira constante em projetos de avanço do setor". Já o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, completou afirmando que “é um momento de felicidade ver esse projeto sair do papel”.
Leia mais:
MCTI seleciona 25 instituições para rede de tecnologia para pessoas com deficiência
Ministério libera R$ 3 milhões para criação de núcleos de tecnologia assistiva
Fonte:
MCTI
04/07/2012 17:48
Artigos Relacionados
Comissão faz lançamento de revista sobre inovação tecnológica nesta quarta-feira
Governo participa de Congresso de Rádio e TV em Vitória
Centro de pesquisa e inovação será construído no Rio de Janeiro
Alemanha inaugura Centro de Ciência e Inovação em São Paulo
Centro de pesquisa completa 35 anos com inovação tecnológica rentável
Finep anuncia finalistas do Centro-Oeste de prêmio de inovação