MDA organiza congresso virtual para discutir temas da Rio+20
Durante três semanas, especialistas de diversas áreas e representantes da sociedade civil estarão reunidos, virtualmente, para discutir temas como por exemplo, a economia verde, segurança alimentar, produção e o consumo sustentáveis e mudanças climáticas. De 9 a 30 de abril, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizará, juntamente com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), o Congresso Virtual Internacional Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da agricultura familiar.
O objetivo é fazer um encontro virtual preparatório para a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que ocorre duas décadas após a Rio-92. O resultado serão levados para apreciação durante a Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho.
O congresso será realizado pela internet. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
Acadêmicos de diversas áreas foram convidados para participar dos debates, que se darão em três eixos desenvolvimento rural sustentável, soberania alimentar, e recursos naturais e produção e consumo responsáveis.
O evento está sendo organizado pelo Iicae pelo MDA, por meio do Núcleo de Estudos Agrícolas e Desenvolvimento Rural (Nead) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT). Guilherme Abrahão, coordenador executivo do Nead, afirma que o evento terá o importante papel de abrir um canal de comunicação entre o MDA e a sociedade civil como preparação para a Rio+20. “Com essa plataforma e esse curso, vamos antecipar a participação da sociedade na Rio+20”, argumenta.
Guilherme explica que o grande desafio do MDA é colocar a agricultura familiar no centro da discussão. “A agricultura familiar é indutora do processo de desenvolvimento sustentável. O agricultor familiar tem a noção direta de que, preservando os recursos naturais, ele aumenta sua produção e produz por mais tempo”, completa.
A consultora de meio ambiente da assessoria internacional do MDA, Carolina Rizzi Starr, destaca o papel do evento como fórum de debates para a sociedade. “Esse congresso será muito importante para mobilizar a sociedade civil para a discussão sobre o desenvolvimento sustentável, fomentando o debate para a Rio+20”, avalia.
Carolina explica que qualquer pessoa de qualquer país poderá participar dos debates, basta se inscrever no site. Ela conta, que o alvo será envolver participantes de países da América Latina, de onde virão alguns dos palestrantes. As palestras em espanhol contarão com legendas em português. Já os comentários poderão ser feitos em qualquer idioma, e serão todos traduzidos para o português.
A possibilidade de participação de usuários internacionais é muito importante, sobretudo pela natureza global do evento como a Rio+20, mas também para elevar o número de participantes, que de acordo com Guilherme Abrahão, é ilimitado. A expectativa, no entanto, é de que entre cinco e dez mil pessoas participem dos debates.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
20/03/2012 19:39
Artigos Relacionados
Augusto Botelho e Fátima Cleide: ano eleitoral não impedirá Congresso de discutir temas importantes para o país
Biblioteca Virtual organiza dicas de férias para a população paulista
Sebrae organiza evento para discutir a venda de produtos
Justiça: Secretaria organiza seminário para discutir a condição das crianças em situação de rua
Paim destaca sucesso de fórum virtual sobre temas ligados a idosos
Fiocruz promoverá encontros para discutir temas ligados à Rio+20