MDS recebe propostas para compra de produtos da agricultura familiar



As organizações da agricultura familiar interessadas em fornecer produtos que irão compor os kits de lanche dos cerca de 20 mil voluntários da Copa do Mundo Fifa 2014 têm até sexta-feira (21) para enviar propostas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A chamada pública é voltada para associações e cooperativas que produzem alimentos orgânicos e sustentáveis. Esses alimentos serão adquiridos pelo ministério, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Cada kit será formado por 10 itens: castanha de caju (100g), abacaxi desidratado (100g), banana desidratada (100g), barra de cereal (50g), biscoito integral (350g), biscoito sequilho (350g), castanha de baru (100g), castanha do Brasil (100g), mel em sachê (60g) e suco de diversos sabores (1,8l). Cada organização (cooperativa ou associação) da agricultura familiar poderá concorrer a um ou mais de um item.

A assessora da secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Laura Souza, destaca que a ação pretende gerar oportunidades de negócios e abrir a produção orgânica e sustentável da agricultura familiar para o mercado turístico. “Com a oportunidade da Copa do Mundo, vamos criar uma cadeia produtiva mais estruturada, além de inserir produtivamente os agricultores e gerar renda”, afirma.

As organizações habilitadas também deverão apresentar uma prova dos produtos em quantidade equivalente a um kit, para avaliação quanto à sua apresentação e qualidade, podendo, inclusive, passar por testes laboratoriais. Depois da divulgação do resultado, previsto para o início de abril, os produtos deverão ser entregues em São Paulo (SP), entre os dias 13 de abril e 3 de maio.

 A chamada pública faz parte da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME) em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Programa da Nações Unidades para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).

 Fonte 

Ministério do Desenvolvimento Social

 

 



19/03/2014 10:47


Artigos Relacionados


Voluntários receberão kits com produtos da agricultura familiar

Brasil Orgânico e Sustentável abre inscrições

Brasil Orgânico e Sustentável apresenta plano para 2014

Governo lança Campanha Brasil Orgânico e Sustentável Copa do Mundo Fifa 2014

Campanha Brasil Orgânico e Sustentável prorroga inscrições

Brasil Sem Miséria vai ampliar número de agricultores familiares no PAA em Roraima