MEC divulga institutos selecionados para intercâmbio na França



O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4) o resultado da chamada pública para seleção de instituições de ensino para desenvolvimento de projetos de cooperação bilateral entre Brasil e França. Foram selecionados os institutos federais de educação, ciência e tecnologia de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

 

Entre as iniciativas previstas estão o intercâmbio na formação de professores de educação profissional, tecnológica ou à distância, promoção do acesso, permanência e bom desempenho dos estudantes e certificação profissional.


Os trabalhos apresentados são projetos na área de indústria eletrônica, saúde pública e assistência social, turismo, hotelaria, gastronomia, entre outros. As instituições selecionadas também fizeram parcerias com outros institutos espalhados pelo País. 


O instituto de São Paulo, por exemplo, tem projeto na área de indústria aeronáutica. Um dos objetivos é capacitar professores de educação profissional tanto nas tecnologias existentes na área quanto nas questões didático-pedagógicas em modelos usados por parceiros franceses. 


Segundo o pró-reitor de pesquisa e inovação do instituto, João Sinohara Souza, o Brasil deve contar com pessoal técnico qualificado para fazer avaliações da fuselagem de aeronaves. “A França já tem essa especialidade. Por isso, vamos enviar professores brasileiros para receberem capacitação na área, de modo a implantar essa formação aqui”, disse. 



Fonte:
Ministério da Educação

 

Saiba mais sobre estudos e intercâmbios no Portal Brasil.



11/08/2010 20:48


Artigos Relacionados


Senacon divulga selecionados para intercâmbio

Cultura divulga lista de selecionados de programa de intercâmbio

Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza divulga lista com alunos selecionados

Aberta seleção de artistas para intercâmbio na França

Estão abertas as inscrições para intercâmbio estudantil na França

Veja a lista dos selecionados no Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza