MEC recebe propostas de tecnologia para educação integrada até dia 20
O Ministério da Educação (MEC) já recebeu a inscrição de 177 tecnologias educacionais que abordam a educação integral e integrada da escola com seu território. As inscrições podem ser feitas, por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, até o dia 20 de janeiro.
Nesta chamada pública, o Ministério da Educação relaciona dez áreas de interesse, todas na perspectiva da educação integral e integrada em jornada ampliada: acompanhamento pedagógico; investigação no campo ciências da natureza; cultura e artes; esporte e lazer; cultura digital; educação econômica; comunicação e uso de mídias; educação ambiental; direitos humanos; promoção da saúde.
Tecnologias educacionais, segundo o edital, são recursos, ferramentas e materiais que estejam aliados a uma proposta pedagógica que evidencie sólida fundamentação teórica e coerência metodológica. O objetivo é que esses materiais possam auxiliar gestores e professores a tomar decisões sobre a adoção de recursos técnicos que contribuam para a melhoria da educação básica. As propostas que forem pré-qualificadas farão parte do Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação.
De acordo com a coordenadora-geral de tecnologias para a educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Renata Braga Santos, a iniciativa do ministério visa pré-qualificar tecnologias com potencial de utilização no desenvolvimento e apoio aos processos educacionais em escolas urbanas e do campo.
Cadastro
Os interessados devem se cadastrar no sistema e preencher os dados em formulário eletrônico específico informado no item 6 do edital. Após a inscrição eletrônica, o autor da tecnologia deve imprimir o documento e enviá-lo, em envelope lacrado, para o endereço que consta na chamada pública. A avaliação das tecnologias será realizada por um comitê técnico-científico, sob a coordenação do MEC e do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Calendário
Para orientar os interessados, o edital traz um cronograma de execução: de 12 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012, apresentação das propostas; 23 a 26 de janeiro, instalação da comissão avaliadora; 27 de janeiro a 14 de fevereiro, pré-análise dos projetos; 5 de março a 27 de abril, avaliação das propostas; 14 de maio, homologação dos resultados; 15 a 29 de maio, período para recursos; 29 de junho, divulgação dos resultados.
Guia
O Guia de Tecnologias Educacionais foi criado em 2007 e é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril daquele ano. Disponível em meio eletrônico, o guia tem hoje 134 tecnologias pré-qualificadas, sendo 43 criadas pelo Ministério da Educação, entre elas a Provinha Brasil e o Portal do Professor, e 91 produzidas por agentes externos.
O guia está dividido em seis blocos: gestão educacional com 15 tecnologias; ensino e aprendizagem, 55; formação dos profissionais da educação, 24; educação inclusiva, 7; portais educacionais, 16; diversidade e educação de jovens e adultos, 17.
Fonte:
Ministério da Educação
11/01/2012 15:50
Artigos Relacionados
Fapesp recebe propostas para cooperação em tecnologia da informação
Educação recebe 3 mil idéias de professores para propostas curriculares
Educação recebe 3 mil idéias de professores para propostas curriculares
Concurso para analista de tecnologia da Secretaria da Educação recebe inscrições até dia 10
Secretaria da Educação recebe inscrições em concurso para analista de tecnologia
Secretaria da Educação recebe inscrições em concurso para 400 analistas de tecnologia