MEC vai apoiar formação de professores em Moçambique



O Ministério da Educação vai apoiar a República de Moçambique, na África, na formação de professores da sua rede pública e expansão da educação a distância no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).

O projeto será administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção (CE). De acordo com a portaria, a formação de professores moçambicanos será feita pelas instituições de ensino superior participantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A iniciativa brasileira atende os dispositivos do Acordo de Cooperação Cultural celebrado entre as duas nações em julho de 1991: reforçar laços de solidariedade e cooperação, expandir e interiorizar o ensino superior nos países de língua portuguesa com as ferramentas da educação a distância.

Na divisão de tarefas, caberá à Capes discutir com o governo de Moçambique as áreas prioritárias da educação e as necessidades do país para, a partir disso, organizar a criação de cursos superiores a distância, além de coordenar o processo de concessão de bolsas de estudos e auxílios no exterior.
Será responsabilidade da Unilab apoiar a formação de recursos humanos, visando a integração Brasil-Moçambique. A Unilab pode desenvolver o trabalho em cooperação com outras universidades públicas brasileiras.

Moçambique 

Situado na costa oriental da África, Moçambique foi ocupado por Portugal no século XVI, tornando-se oficialmente colônia portuguesa em 1885. No século XX travou uma  guerra pela libertação que durou cerca de dez anos até conquistar a independência em 1975. Com um território de 801,5 mil km² e cerca de 20 milhões de habitantes, o país apresenta indicadores sociais baixos: expectativa de vida de 42 anos; alfabetização de 38,7% da população; índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,40; taxa de mortalidade infantil: 95,9 por mil crianças nascidas vivas. 

 

Fonte:
Ministério da Educação



27/10/2010 19:35


Artigos Relacionados


Professores do plano nacional de formação no Pará receberão auxílio-formação

Confederação Nacional da Agricultura vai apoiar Brasil Sem Miséria com formação de técnicos rurais

Prêmio seleciona experiências em formação de professores

Professores de 34 mil escolas farão cursos de formação

Dez mil professores iniciam curso de formação na segunda, 23

Professores recebem certificado de formação pedagógica