Medida do Conselho Monetário facilita crédito para produtor rural e agroindústria



O Conselho Monetário Nacional (CMN), em sessão realizada nessa terça-feira (29), aprovou mudanças na comprovação do valor do produto oferecido em garantia pelo produtor rural ou de aquisição pelas agroindústrias nas operações de EGF (Empréstimo do Governo Federal).

A partir de agora, a operação poderá ser realizada com base nos ágios e deságios sobre o preço mínimo, definidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de acordo com o tipo e qualidade do produto. Essa medida ajusta financiamentos de comercialização de produtos agrícolas e facilita o acesso ao crédito tanto pelo produtor rural quanto pela agroindústria.

A regra anterior exigia que a referida comprovação fosse feita somente pelo preço mínimo básico. A medida torna possível a contratação de EGF com recursos controlados do crédito rural vinculadas a produtos cuja qualidade seja inferior ao tipo básico definido pelo CMN, no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos.

O Empréstimo do Governo Federal (EGF) é uma linha de crédito utilizada para financiar a estocagem de produtos agrícolas incluídos na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a venda futura em melhores condições de mercado e o beneficiamento/industrialização de animais (aves e suínos).


Fonte:
Ministério da Agricultura



30/11/2011 19:04


Artigos Relacionados


Medida do Conselho Monetário tenta evitar que estrangeiro fuja de IOF maior

Conselho Monetário Nacional aumenta limite de crédito para lavouras de milho e sorgo

Aelton quer mais crédito para produtor rural

Osmar Dias reclama que falta crédito para produtor rural

Produtor rural terá linha de crédito para combater efeito estufa no Centro Oeste

Produtor rural terá R$ 880 milhões em crédito