Medidas para evitar 'laranjas' em concessões de rádio e TV serão apresentadas nesta quinta



Relatório com propostas para o exame de concessões de emissoras de rádio e televisão, de modo a evitar fraudes, será votado nesta quinta-feira (5), a partir das 15h. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) suspendeu a deliberação de concessões de rádio e TV depois de denúncia do jornal Folha de S. Paulo sobre a utilização de 'laranjas' (sócios falsos) por parte de empresas em licitações públicas.

Para evitar a utilização desse esquema pelas empresas de comunicação, grupo de trabalho instituído pela CCT recomenda comprovação da situação econômico-financeira dos candidatos às concessões de serviços de radiodifusão. Sugere também abertura de prazo para recebimento de manifestações ou denúncias sobre cada processo de outorga e renovação em trâmite na comissão.

Ainda entre as propostas do grupo, está a fiscalização periódica por parte da CCT, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), nos procedimentos adotados pelo Executivo para outorgas e concessões nessa área.

O presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), criou o grupo de trabalho no âmbito da comissão para rever as normas dos atos de outorga e renovação de concessão, permissão ou autorização de serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens. Para subsidiar o trabalho do grupo, o assunto foi discutido em audiência pública na CCT. Além disso, foi tratado com o presidente da CCT da Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PSDB-PE), e com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

O relator e coordenador do grupo de trabalho, senador Walter Pinheiro (PT-BA), destaca no relatório que, por determinação constitucional, os serviços de radiodifusão são explorados pela União, de forma direta ou por concessão a terceiros. Lembra ainda que alterações na Constituição exigiram a participação do Congresso Nacional na análise dos processos de outorga, antes realizados apenas pelo Executivo. O relator também ressaltou que a Carta prevê obrigações educativas e culturais pelos meios de comunicação brasileiros.

Além de Walter Pinheiro, compõem o grupo os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Valdir Raupp (PMDB-RO). A reunião será realizada na sala 13 da Ala Alexandre Costa.



05/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Medidas contra gripe suína serão apresentadas por Temporão

Iniciativas vencedoras do 17º Concurso Inovação serão apresentadas nesta terça (26)

Ações do Programa de Baixo Carbono serão apresentadas nesta terça-feira (5)

Eduardo Braga abre debate sobre uso de 'laranjas' em empresas de rádio e TV

Medidas para conter efeito estufa serão analisadas em debate nesta terça

Indicações para CNJ e CNMP serão votadas pelo Plenário nesta quinta