Meio Ambiente: Capacitação de municípios tem a participação de 200 prefeituras



Projeto visa preparar cidades para que tenham estruturas ambientais próprias

Ao participar da solenidade da assinatura do convênio para a implantação do Programa de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA, realizada nesta quarta-feira (10/05) na Assembléia Legislativa, o presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Otávio Okano destacou o Artigo 23 da Constituição Federal, que faculta ao município a atribuição de licenciar empreendimentos considerados de pequeno porte e que tenham apenas impacto local.

“O programa permite antecipar a capacitação e o treinamento das diversas instâncias municipais que deverão participar do licenciamento, nos empreendimentos de atividades de pequeno impacto. Mas enquanto a regulamentação do artigo constitucional tramita pela Câmara dos Deputados, a CETESB criou o sistema simples de licenciamento, para as atividades que não representam impacto significativo para o meio ambiente”. O presidente da CETESB afirmou também que o novo sistema implantado no estado de São Paulo reduz o tempo de tramitação e os custos do processo de licenciamento, além de liberar os órgãos técnicos para os projetos que exigem análises mais detalhadas e complexas.

O projeto que visa preparar os municípios para que tenham estruturas ambientais próprias é responsabilidade de uma Comissão Tripartite, que reúne representantes das três instâncias do poder público: Federal, com a participação do Ministério do Meio Ambiente, através do IBAMA; Estadual, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do CEPAM e Municipal, reunindo as prefeituras e os órgãos municipais relacionados as questões ambientais. Há espaço também para a participação da sociedade civil organizada, a partir da estruturação do conselhos municipais do Meio Ambiente (Condema).

A capacitação de agentes municipais para o fortalecimento do SISNAMA e para a formulação e implementação da Política e Gestão Ambiental Municipal, promovendo o desenvolvimento de mecanismos para a gestão ambiental compartilhada, integrada e adequada às competências de cada ente federado, foi destacada pela Ministra Marina Silva, que veio a São Paulo especialmente para o evento.

Programa será iniciado com o treinamento de mil gestores ambientais e integrantes dos conselhos municipais de meio ambiente que representam a sociedade civil, em 200 municípios paulistas, selecionados de acordo com critérios como a população, o índice de desenvolvimento humano e uma a pesquisa

05/11/2006


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: Estado de SP, União e municípios assinam convênio de capacitação na área ambiental

Aprovada participação do Brasil em fundo global para meio ambiente

Comissão de Meio Ambiente discute participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água

Meio Ambiente: Iniciado cadastramento de entidades para participação nas eleições do Conselho Gestor

Meio Ambiente: Iniciado cadastramento de entidades para participação nas eleições do Conselho Gestor

Meio Ambiente: Iniciado cadastramento de entidades para participação nas eleições do Conselho Gestor