Meio Ambiente: Cetesb passa a realizar emissão de ruído veicular



Atribuição à agência ambiental paulista foi concedida pelo IBAMA

IBAMA passa para a CETESB a atribuição de homologar emissão de ruído veicular

A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, que já realiza a homologação de emissões de poluentes veiculares em veículos novos, vai passar a realizar também a de emissões de ruídos. Decorridos treze anos da criação do Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular, o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis decidiu passar essa atribuição à agência ambiental paulista.

Este programa, elaborado por técnicos da CETESB, foi lançado pelo CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente, em 1993, cabendo ao IBAMA a realização das homologações. Existe entre a CETESB e o IBAMA um convênio, renovado periodicamente, que permite à CETESB homologar as emissões de poluentes veiculares. "Em outubro último, quando estivemos em Brasília para assinar mais uma renovação, o IBAMA nos informou que a partir de dezembro de 2005 passaríamos a homologar, também, as emissões de ruído veicular", explicou Daniel Egon Schmidt, gerente do Setor de Operações, Programas e Regulamentação - ETEP da CETESB.

"Até 1993, o item ruído veicular estava incluído na regulamentação de trânsito que, além de ser muito permissiva, não era controlada adequadamente pelos órgãos responsáveis. Hoje, como resultado do trabalho desenvolvido, a redução do volume de ruído supera os 90%", ressalta Marcelo Pereira Bales, um dos engenheiros do ETEP. Em termos comparativos, é possível afirmar que um caminhão novo emite o mesmo volume de ruído que oito caminhões fabricados até 1993 e um automóvel emite o mesmo que quatro daquela época.

"Para elaborarmos o Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular usamos os limites europeus, já para o programa de controle de emissão de gases veiculares, utilizamos os limites estabelecidos pelos Estados Unidos. Dessa forma, produzimos a legislação mais restritiva possível, ao utilizarmos os limites mais rígidos dos americanos e europeus", afirmou Schmidt.

O controle dos veículos novos é realizado a partir da análise dos relatórios dos testes de ruído executados nos campos de provas dos fabricantes, conforme a norma "NBR 15145 - Acústica - Medição de Ruído emitido por veículos rodoviários automotores em aceleração - Método de Engenharia". Os resultados enviados pelos fabricantes são analisados pelos técnicos da CETESB e, estando abaixo dos limites estabelecidos, é autorizada a comercialização. Em caso de dúvida, a CETESB pode solicitar novos testes com o acompanhamento de sua equipe técnica.

Em 2005, o ETEP analisou cerca de 600 processos na área de emissões e a previsão da equipe é de que, com a nova atribuição, o setor tenha uma demanda anual de mais 800 processos rela

02/08/2006


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: Cetesb montou posto de verificação veicular em Aparecida

Meio Ambiente: Cetesb e EMTU desenvolvem experimento para a redução da emissão de poluentes

Meio Ambiente: Secretário do Meio Ambiente anuncia Programa Estadual de Inspeção Veicular Ambiental

Meio Ambiente vai verificar planos de controle de poluição veicular de estados

Ministério do Meio Ambiente aprimora metodologia para medir poluição veicular

Poluição: Secretaria do Meio Ambiente lança Programa Estadual de Inspeção Veicular