Meio Ambiente promove ciclo de debates sobre economia, reciclagem, consumo e florestas para Rio+20



Para reforçar as discussões sobre sustentabilidade que antecedem a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, o Ministério do Meio Ambiente promove, de 11 a 14 de junho, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o ciclo de debates Brasil Sustentável - O Caminho para Todos. Estão programados oito painéis com apresentações e palestras sobre temas comuns à agenda ambiental, como economia, reciclagem, consumo e florestas.

Sociedade civil, governo e empresas públicas e privadas são parceiros na promoção do ciclo de debates. No painel agendado para o dia 13 de junho, sobre Empreendedorismo Verde, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem discussões sobre o papel do empreendedorismo na geração de emprego e renda e sua relação com a preservação ambiental. Além da busca por mercados que optam pela sustentabilidade como diferencial nos negócios. 

No dia 14 de junho as atividades englobarão temas ligados à finanças sustentáveis, com a presença de representantes do Banco Central do Brasil. Os especialistas da área econômica irão mostrar como o desenvolvimento sustentável se relaciona com o sistema financeiro e de que forma as economias emergentes e o crescimento econômico são impulsionados pelas facilidades de crédito.

 

Biodiversidade

O papel das Unidades de Conservação na preservação da biodiversidade brasileira será destacado no painel previsto para a abertura do Ciclo de Debates, no dia 11 de junho. A diretora do Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do ministério, Ana Paula Prates, ressalta que o Brasil, potência nas questões que permeiam a biodiversidade, possui um dos maiores capitais naturais do mundo, o que representa fonte de crescimento econômico e potencial de tornar o País líder na oferta de serviços ecossistêmicos.

"Vamos mostrar alguns temas inovadores que dialogam com o formato social das unidades de conservação, como biotecnologia, mudanças climáticas, sociobiodiversidade e economia verde", conta Ana Paula. Para ela, a discussão desses temas, de certa forma inovadores no contexto ambiental, garantirão o aprofundamento dos debates a cerca das unidades de conservação com a sociedade, técnicos e gestores do MMA.

 

Padrão 

A necessidade de rever os atuais padrões de produção e consumo será abordada no painel Produção e Consumo Sustentáveis, agendado para o dia 12 de junho. Hoje, o Brasil experimenta um crescimento inédito de sua classe média. Quase três milhões de brasileiros entraram para o mercado nos últimos anos. Isso exige mudanças de curto, médio e longo prazos, tanto na forma de produzir, quanto nos padrões de consumo.

"Representantes do governo brasileiro, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e sociedade civil irão apresentar os avanços em direção a padrões sustentáveis de produção e consumo e discutir a retomada e implementação do Projeto 10 Year Framework Programme on Sustainable Consumption and Production (10YFP), decorrente do Processo de Marrakesh", aponta a gerente de Consumo Sustentável da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do ministério, Fernanda Daltro.

Acompanhe notícias sobre a Conferência Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização.

Siga o perfil da Rio+20 no Twitter.

Visite a página da Conferência no Facebook.

 

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



29/05/2012 16:42


Artigos Relacionados


Subcomissão da Rio+20 deve promover ciclo de debates sobre temas relacionados ao meio ambiente

Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove seminário sobre reciclagem de resíduos industriais

Meio Ambiente organiza ciclo de debates que preparam para a Rio+20

Comissão fará ciclo de debates para discutir proteção ao meio ambiente

Meio Ambiente promove seminário internacional sobre consumo sustentável

Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove treinamento de combate a incêndio em florestas